O secretário de Segurança Pública de Estreito, Sérgio de Oliveira, informou, em um vídeo divulgado em rede social, que as duas balsas que se encontram em poder da Prefeitura estão em processo de regularização para o início, ainda nesta semana, da travessia gratuita de pessoas e veículos pelo Rio Tocantins entre as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), onde a ponte desabou há mais de um mês.
Ele explicou que as operações ainda não foram possíveis em razão das exigências da Marinha do Brasil, que visam garantir segurança durante as travessias.
“Por motivos de documentação que a Marinha exige para a segurança de quem vai atravessar para o Tocantins e vice-versa temos algumas questões que estão sendo regularizadas ainda. Nós cremos que até, no máximo, terça ou quarta-feira essa situação já esteja resolvida e, então, as balsas já estejam operando, tanto aqui na parte da carga e descarga de pessoas, quanto na também dos automóveis e veículos”.
A Prefeitura de Estreito fez uma requisição administrativa, por força do decreto municipal que declarou situação de emergência, para ficar responsável pelas balsas da Pipes Empreendimentos, mantendo os funcionários com seus devidos salários.
“Fica requisitado administrativamente, em caráter emergencial e temporário, os bens móveis da empresa Pipes Empreendimentos LTDA, consistentes nas balsas já localizadas no município de Estreito, bem como os serviços técnicos e operacionais necessários à sua plena funcionalidade, visando à continuidade do transporte de pedestres e veículos”, diz um trecho do documento.
Demolição
A data da implosão da estrutura da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que ficou em pé após o desabamento, já está marcada. O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante entrevista coletiva no canal do Youtube, CanalGov. A demolição será feita no dia 2 de fevereiro.
"Nós tivemos o salvamento, com o resgate das vítimas. Agora nós teremos a reconstrução. O primeiro grande ponto é a implosão do remanescente da ponte que será feito no próximo dia 2. Nós vamos reconstruir, vamos entregar a ponte construída ainda neste ano", disse o ministro.
“A ponte entre Estreito e Aguiarnópolis foi construída em 1964. Aquela ponte não foi construída para escoar produção, ela foi construída para integração nacional. E de lá pra cá o Brasil mudou muito. O Matopiba passou a ser uma das regiões mais produtivas do mundo e a ponte, não dimensionada, no momento em que recebeu três caminhões com grande peso, ela ruiu”, relatou o ministro em entrevista.
Mín. 22° Máx. 33°