A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí reuniu jornalistas e diretores do órgão, nessa quinta-feira (12), para um animado happy hour de integração e balanço das metas de 2024. O evento, realizado em um restaurante na zona leste de Teresina, foi marcado por um clima de celebração e reconhecimento à importância da imprensa na divulgação das ações da secretaria.
Durante o encontro, o secretário do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, apresentou um relatório detalhado com os principais resultados alcançados pela Semarh ao longo do ano, destacando avanços significativos em diversas áreas, como a redução do desmatamento, a proteção da fauna e a implementação de políticas públicas inovadoras.
O gestor iniciou a apresentação com um panorama positivo das metas de governo. Ao todo, foram estabelecidas pelo Governo do Estado 14 compromissos. Desses, oito já foram cumpridos e seis estão parcialmente cumpridos. Em seguida, ele explanou sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos atualizado e entregue em novembro deste ano. “Os estudos indicam que a navegabilidade do Rio Parnaíba, no trecho entre Uruçuí e o Porto de Luís Correia, é viável, trazendo potencial para transformar a dinâmica econômica e ambiental da região”, declarou Daniel Oliveira.
Em seguida, o secretário apresentou o balanço positivo do programa Pro Verde Piauí, lançado em 2023, que já distribuiu mais de 2 milhões de mudas em 85 municípios, representando um avanço significativo na recuperação da vegetação nativa. A meta é distribuir quatro milhões de mudas até 2026.
Outro ponto alto da apresentação foi a redução do desmatamento no estado. O Piauí se destaca como o único estado do Matopiba a reduzir o desmatamento no cerrado, com uma queda de 10% em relação ao ano anterior. Também foi registrada uma redução de 76% no desmatamento ilegal em comparação a 2022 e 68% em relação a 2023. "Essa conquista é resultado de ações intensificadas de fiscalização, que aumentaram em 237%, e da implementação do Plano Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento Ilegal (PPCDI)", explicou o gestor.
Daniel Oliveira também detalhou as ações da Semarh no combate aos incêndios florestais, destacando o lançamento do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, que contempla o eixo clima, do programa ECO Piauí.
"O plano, que visa fortalecer as brigadas municipais de incêndio, já capacitou 442 brigadistas formados e formou mais 34 brigadas. Além disso, foram entregues 1591 equipamentos de proteção individual (EPIs). A Semarh lançou um canal de atendimento em caso de incêndios e denúncias de queimadas ilegais no estado, contribuindo para a redução da área queimada nos municípios", informou o secretário.
A proteção da fauna também foi um dos temas centrais da apresentação. A Semarh instituiu a Política Estadual de Proteção da Fauna Silvestre e de Animais Domésticos, com a criação do Conselho de Proteção à Fauna Silvestre e Animais Domésticos (Confauna). "O trabalho da Semarh já resultou na devolução de mais de 220 animais à natureza, demonstrando o compromisso com a proteção da biodiversidade", ressaltou o gestor.
O secretário também fez questão de apresentar os resultados do projeto Piauí Pet Castramóvel, que visa a castração e o atendimento veterinário de animais de rua. O projeto, que já realizou 3.722 castrações e 4.192 atendimentos veterinários em sete edições nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri.
Daniel também detalhou os investimentos da Semarh em tecnologia para o monitoramento ambiental e a gestão eficiente dos recursos hídricos. "A secretaria inaugurou a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, que monitora 28 reservatórios diariamente, garantindo a segurança de barragens e a gestão eficiente dos recursos hídricos", informou Oliveira.
O secretário finalizou a apresentação com um panorama das ações da Semarh para fortalecer as Unidades de Conservação Estaduais (UCs) com aumento da proteção das UCs, a elaboração de planos de manejo e a criação de uma nova unidade de conservação. Ele também destacou o trabalho da secretaria na implementação da Política Estadual sobre a Mudança do Clima e Combate à Pobreza, com a criação do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza.
O evento foi encerrado com um agradecimento à parceria entre a Semarh e a imprensa piauiense, reforçando o compromisso da secretaria com a transparência e a comunicação aberta com a sociedade.
Mín. 22° Máx. 35°