Um idoso de 90 anos foi dado como morto em Palmeira dos Índios, Alagoas, após sofrer uma parada cardíaca e ser encaminhado ao necrotério. Horas depois, porém, a família se surpreendeu ao notar que ele ainda apresentava sinais de vida durante o reconhecimento do corpo.
De acordo com nota de esclarecimento divulgada pela prefeitura de Palmeiras dos Índios, o homem, que já tinha histórico de problemas de saúde, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município na segunda-feira (1°/9). Ele foi acolhido e passou por avaliações médicas dentro do protocolo estabelecido.
Na madrugada do dia seguinte, por volta das 2h30, o paciente sofreu uma parada cardiorrespiratória. A equipe realizou os procedimentos de reanimação, mas, após uma hora sem resposta, constatou ausência de sinais vitais e ele foi declarado morto. O corpo foi então encaminhado ao necrotério.
Na manhã de terça-feira (2/9), o médico de plantão confirmou a morte e a família foi chamada para o reconhecimento. Nesse momento, os parentes perceberam que o idoso respirava. Ele foi levado de volta à UPA, onde os profissionais confirmaram que ele respirava e que o coração batia.
Em nota, a unidade afirmou que “não foram identificadas falhas técnicas, médicas ou de enfermagem no atendimento prestado” e esclareceu que todos os registros de procedimentos e exames estão disponíveis para as autoridades e para a família.
Ainda segundo a nota, a família teria dito que "já passou por algo parecido anteriormente".
Mín. 23° Máx. 38°