Sábado, 06 de Setembro de 2025
34°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Educação Piauí

Picos: Uespi fortalece a inclusão acadêmica com projeto “Voz Ativa”

O curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus Professor Barros Araújo, em Picos, realizará no dia 11 de setembro, às 18h, o ...

06/09/2025 às 11h39
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus Professor Barros Araújo, em Picos, realizará no dia 11 de setembro, às 18h, o evento “Voz Ativa: A inclusão começa pela escuta”. A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Voz Ativa”, que conquistou o segundo lugar do “Desafio LED – Me dá uma luz aí!”.

O evento tem como objetivo promover a inclusão acadêmica de estudantes com deficiência visual para possibilitar o acesso aos materiais bibliográficos em formato de áudio com voz humana. O aluno do 8º período de Direito e diretor executivo do projeto, Raislúcio Leal, comenta que a ideia nasceu a partir da sua convivência com Carla Gabriele, a primeira aluna cega do campus da Universidade Estadual do Piauí, em Picos.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Foi nesse processo que percebi que a solução poderia estar na colaboração entre estudantes. Se cada aluno dedicasse um pouco de tempo para gravar um trecho de um livro, poderíamos criar uma biblioteca acessível de audiolivros acadêmicos. Assim surgiu o Voz Ativa, um projeto que transforma a coletividade em acessibilidade”, aponta o acadêmico.

A professora do curso de Direito e coordenadora do projeto, Dra. Amélia Coelho, destaca que o Voz Ativa é uma forma de democratizar o acesso à universidade e fortalecer o compromisso da Uespi com a inclusão de pessoas com deficiência no campo estudantil.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Ela reafirma que o acesso ao conhecimento precisa ser garantido a todas as pessoas, sem barreiras. Ao promover a produção de audiolivros e debates sobre acessibilidade, capacitismo e inclusão, a iniciativa fortalece o compromisso da Uespi com a diversidade e com a construção de uma universidade mais plural, equitativa e acessível”, afirma a professora.

A programação contará com professores e pesquisadores que atuam na educação inclusiva. A primeira mesa tem como temática “Compromisso Institucional com a Acessibilidade”. Já a segunda vai abordar “Capacitismo e Vida Profissional: Experiências e Perspectivas”.

As inscrições estarão abertas de forma gratuita e online, através do link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeN9Dz_TBo_2-kd-kKyjzD11nzn-tDY5iA7G-zUGEzKig2_8A/viewform?usp=dialog

Projeto Premiado

Em 2024, o projeto participou do “Desafio LED – Me dá uma luz aí!”, desenvolvido pela Rede Globo de Comunicação e a Mastertech, quando foi premiado com o 2º lugar dentro da iniciativa. A conquista representa um marco para a Uespi, sendo a primeira instituição do Piauí a chegar à final do Desafio LED. Raislúcio comenta como esse momento foi especial.

“Uma história me marcou profundamente: após a final do Desafio LED, uma moça veio até mim, chorando, para contar que seu pai havia desistido da faculdade de enfermagem porque não tinha acesso aos livros. Ela disse que, com o Voz Ativa, voltou a sonhar em vê-lo realizar esse sonho”, lembra ele.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias