Mamografia detecta cerca de 95% de alterações na mama
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Secretaria Executiva da Atenção Primária e Políticas de Saúde (Seaps) e da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade), realiza entre 27 e 30 de agosto, um ciclo de webinários para mobilizar a busca ativa de pessoas que ainda não realizaram exames preventivos para o câncer de mama e de colo do útero. O objetivo é potencializar a atuação da Atenção Primária à Saúde (APS) e o rastreamento do público que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS) pelas equipes de saúde da família nos municípios.
A iniciativa envolve agentes comunitários de saúde e demais profissionais da estratégia de saúde da família, entre coordenadores municipais de Atenção Primária à Saúde, secretários municipais de saúde, apoiadores do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems) e diretores de policlínicas regionais.
“Nós sabemos do potencial que a APS tem, por ser a porta de entrada do SUS. Então, nós precisamos mobilizar as populações dos territórios para que os exames de mamografia e papanicolau sejam realizados periodicamente”, destaca a coordenadora da Atenção Primária à Saúde (Coaps), Thaís Facó. Segundo a coordenadora, o perfil do público a ser mobilizado inclui, prioritariamente, pessoas entre 50 e 69 anos ou fora desta faixa etária, caso haja indicação clínica para o exame de mamografia. Já o perfil para rastreio do câncer de colo do útero inclui, prioritariamente, pessoas de 25 a 64 anos ou fora dessa faixa etária, caso tenham vida sexual ativa.
Ao todo, serão realizados cinco webinários, um para cada região de saúde do Ceará. Os eventos serão abertos com o webinário para os profissionais da Região de Saúde Litoral Leste/Jaguaribe que contará, na abertura, com a participação da secretária executiva da Atenção Primária e Políticas de Saúde, Vaudelice Mota, e do secretário executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Lauro Perdigão.
A programação inclui ainda a apresentação do cenário do câncer de mama nas regiões, que será feita pela coordenadora de Redes de Atenção à Saúde da Sesa, Rianna Nobre. Já as estratégias de atuação da atenção primária à saúde contra o câncer de mama e colo de útero serão apresentadas pela orientadora da Célula de Atenção Primária e Promoção da Saúde (Cepri), Juliana Borges.
Mín. 23° Máx. 32°