A paciente Ilma da Silva Pinto, de 65 anos, recebeu alta, nessa terça-feira (5) da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Ela é a primeira paciente a concluir o tratamento contra o câncer na nova unidade, inaugurada em maio deste ano pelo governador Rafael Fonteles.
Diagnosticada com câncer de colo de útero, Ilma realizou todo o tratamento na Unacon do HGV. Após dois meses de acompanhamento médico e sessões de tratamento, ela recebeu a tão esperada notícia da cura.
Para celebrar o momento, a equipe da unidade preparou uma comemoração especial. Além de homenagear Ilma pela força e perseverança durante o tratamento, a ação também marcou a primeira alta hospitalar da nova estrutura.
“É uma história que eu não acreditava que ia vencer e hoje tenho orgulho de dizer que eu vencia”, declarou à paciente, emocionada.
A Unacon do HGV foi criada com o objetivo de oferecer atendimento oncológico de alta complexidade a pacientes do SUS, garantindo maior acesso e qualidade no tratamento do câncer no Piauí.
“A alta de D. Ilma representa não apenas uma vitória pessoal, mas também um marco importante para a saúde pública do estado, que agora conta com uma estrutura moderna e preparada para atender centenas de pacientes com dignidade e eficiência”, destaca a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho.
Mín. 22° Máx. 38°