No dia do meio ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) reforça o compromisso ambiental e reconhece a urgência da adoção de medidas cada vez mais sustentáveis dentro e fora da empresa. Exemplo disso é a política ambiental da companhia que foi ajustada em 2023 e tem como objetivo “contribuir para a sustentabilidade da Cagece por meio do estabelecimento de princípios, diretrizes, planos e normas, do ponto de vista ambiental”. Uma série de ações foram colocadas em prática ou ajustadas, levando as sete segmentações do documento.
As diretrizes da política são: correta gestão de resíduos sólidos, reúso e reciclagem de águas; uso responsável de água e energia; redução da emissão de gases do efeito estufa, garantia do padrão de qualidade de efluentes; além da educação ambiental, sanitária e a gestão ambiental. É objetivo da Política Ambiental da Cagece contribuir para a sustentabilidade da empresa por meio do estabelecimento de princípios, diretrizes, planos e normas, do ponto de vista ambiental, a serem seguidos por todos os colaboradores.
O coordenador de políticas ambientais da Cagece, Romildo Lopes, explica que as ações de sustentabilidade da companhia começam na mudança de cultura nos processos internos. Segundo ele, são ações diretamente ligadas “ao ESG que a empresa vem adotando, uma agenda que está sendo desenvolvida fortemente dentro da empresa, na área de sustentabilidade. Esses são os grandes compromissos da pasta e os grandes desafios que a gente tem enquanto companhia”.
Dentre as ações adotadas pela empresa estão a implantação de 270 placas solares para redução do desmatamento e do CO2. Já o biodigestor é um equipamento construído usando alta tecnologia para garantir uma solução de reaproveitamento para os resíduos orgânicos da empresa. A máquina transforma os resíduos em biogás para utilização na cozinha e também em fertilizante para plantas. Essa é uma inovação segura e fácil de usar para dar destinação correta ao lixo orgânico.
A empresa também garante a separação do lixo em seco e úmido, ou seja, reciclável e não reciclável, em todos os 152 municípios em que atua. Após coletado e separado, os recicláveis são doados para associações de catadores. O programa Coleta Seletiva Solidária reduz impactos ambientais degradantes, reduz emissões de gases do efeito estufa e gera renda para pessoas de situação de vulnerabilidade que são os catadores atingidos.
Para garantir o ar mais puro além dos muros da empresa, a companhia adquiriu cinco carros elétricos modelo furgão, que hoje integram a frota circulante na capital e região metropolitana de Fortaleza. Os automóveis do futuro se destacam por sua natureza sustentável, eliminando a emissão de poluentes, proporcionando maior eficiência energética e operação silenciosa.
Já o programa Reciclocidades capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social, que, por meio da reciclagem, transformam materiais que seriam jogados fora em produtos, como bolsas, objetos de decoração, dentre outros. Depois esses produtos são vendidos em feiras, gerando renda para as artistas. Essa iniciativa contempla o tripé da sustentabilidade completo, pois possui três pilares: social, ambiental e econômico.
Mas a grande aposta da empresa para os próximos anos será a produção de água de reúso para fins industriais e também para o hub de hidrogênio verde. Até o momento, a Cagece trabalha por meio de duas Sociedades de Propósito Específico (SPE), a Utilitas Pecém e a VSA Vicunha, que juntas produzirão um volume de água de reúso capaz de reduzir a dependência de água retirada do meio ambiente pela indústria em até 90%, preservando a água dos mananciais para consumo humano.
Mín. 22° Máx. 40°