As reservas hídricas acumuladas do Ceará atingiram a marca de 50% de sua capacidade total nesta quinta-feira (11), conforme divulgado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos. O feito ocorre a um mês e meio antes do encerramento da quadra chuvosa de 2024.
Com um volume de mais de 9 bilhões de metros cúbicos no reservatórios, os números superaram o volume acumulado do ano de 2023 nesta mesma data. Atualmente 55 açudes gerenciados pela Cogerh estão vertendo, e 14 reservatórios operam com mais de 90% de sua capacidade total.
As últimas sangrias registradas nesta quinta-feira (11) foram as dos açudes Pesqueiro e Malcozinhado, na região Metropolitana de Fortaleza, além do açude Do Coronel, em Antonina do Norte.
A realidade na bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús, contudo, é diferente. A região possui menos de 23% de capacidade hídrica acumulada. Além disso, outros 29 reservatórios do Ceará contam com volumes abaixo de 30% de sua capacidade, evidenciando as características do clima semiárido cearense, com chuvas distribuídas de forma irregular no tempo e espaço.
“As notícias são animadoras, mas é imperativo que continuemos utilizando nossos recursos hídricos de forma consciente, evitando desperdícios e adotando práticas sustentáveis para garantir um futuro mais seguro para todos os cearenses”, ressaltou o Diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares.
Mín. 22° Máx. 40°