
As reservas hídricas acumuladas do Ceará atingiram a marca de 50% de sua capacidade total nesta quinta-feira (11), conforme divulgado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos. O feito ocorre a um mês e meio antes do encerramento da quadra chuvosa de 2024.
Com um volume de mais de 9 bilhões de metros cúbicos no reservatórios, os números superaram o volume acumulado do ano de 2023 nesta mesma data. Atualmente 55 açudes gerenciados pela Cogerh estão vertendo, e 14 reservatórios operam com mais de 90% de sua capacidade total.
As últimas sangrias registradas nesta quinta-feira (11) foram as dos açudes Pesqueiro e Malcozinhado, na região Metropolitana de Fortaleza, além do açude Do Coronel, em Antonina do Norte.
A realidade na bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús, contudo, é diferente. A região possui menos de 23% de capacidade hídrica acumulada. Além disso, outros 29 reservatórios do Ceará contam com volumes abaixo de 30% de sua capacidade, evidenciando as características do clima semiárido cearense, com chuvas distribuídas de forma irregular no tempo e espaço.
“As notícias são animadoras, mas é imperativo que continuemos utilizando nossos recursos hídricos de forma consciente, evitando desperdícios e adotando práticas sustentáveis para garantir um futuro mais seguro para todos os cearenses”, ressaltou o Diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares.
ALERTA TEMPO Alerta amarelo: 181 municípios piauienses enfrentam perigo potencial de baixa umidade
ALERTA Defesa Civil emite “alerta severo” no Rio e prevê rajadas de vento de até 76 km/h nesta quarta
Apreensão Operação resgata 12 aves silvestres e conduz dois suspeitos em Parnaíba
Meio Ambiente ABES-SP debate água na Climate Week 2026
Clima Campo Maior entra em alerta de baixa umidade; Inmet emite aviso para 190 municípios do Piauí
Limpeza pública TJ-PI autoriza prosseguimento de licitação da limpeza pública em Teresina
METEOROLOGIA Ceará registra chuvas em 20 municípios nesta terça-feira (21); veja previsão para o estado
Chuvas Forte chuva de 141 mm atinge Floriano e Barão de Grajaú na madrugada desta quarta-feira
Queimadas O Calendário do Fogo no Piauí: Tecnologia e mudança de hábito contra os incêndios florestais Mín. 21° Máx. 38°