Sábado, 25 de Maio de 2024
26°

Tempo limpo

Teresina, PI

Meio Ambiente Bacia Hidrográfica

Reservas Hídricas do Ceará atingem 50% da capacidade total

Os números superaram o volume acumulado do ano de 2023 neste mesmo período.

11/04/2024 às 14h40
Por: Amanda Bonfim Fonte: Governo do Estado do Ceará
Compartilhe:
Foto/Reprodução: Governo do Estado do Ceará
Foto/Reprodução: Governo do Estado do Ceará

As reservas hídricas acumuladas do Ceará atingiram a marca de 50% de sua capacidade total nesta quinta-feira (11), conforme divulgado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos. O feito ocorre a um mês e meio antes do encerramento da quadra chuvosa de 2024.

Com um volume de mais de 9 bilhões de metros cúbicos no reservatórios, os números superaram o volume acumulado do ano de 2023 nesta mesma data. Atualmente 55 açudes gerenciados pela Cogerh estão vertendo, e 14 reservatórios operam com mais de 90% de sua capacidade total.

As últimas sangrias registradas nesta quinta-feira (11) foram as dos açudes Pesqueiro e Malcozinhado, na região Metropolitana de Fortaleza, além do açude Do Coronel, em Antonina do Norte.

A realidade na bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús, contudo, é diferente. A região possui menos de 23% de capacidade hídrica acumulada. Além disso, outros 29 reservatórios do Ceará contam com volumes abaixo de 30% de sua capacidade,  evidenciando as características do clima semiárido cearense, com chuvas distribuídas de forma irregular no tempo e espaço.

“As notícias são animadoras, mas é imperativo que continuemos utilizando nossos recursos hídricos de forma consciente, evitando desperdícios e adotando práticas sustentáveis para garantir um futuro mais seguro para todos os cearenses”, ressaltou o Diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias