Domingo, 10 de Novembro de 2024
37°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Saúde Piauí

HGV inicia atendimento a pacientes que necessitam continuar o cuidado em casa

A ação realizada pela Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar (Emad), do programa do Ministério da Saúde.

06/12/2023 às 13h14
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) iniciou o atendimento domiciliar aos pacientes que tiveram alta hospitalar, mas necessitam continuar o cuidado em casa. A ação faz parte do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) realizado pela Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar (Emad), do programa do Ministério da Saúde.

A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, explica que a unidadeconta agora com duas equipes que tem como meta atender 60 pacientes por mês. “A implantação deste serviço é gratificante para todos. Com o SAD, temos um melhor gerenciamento dos leitos e podemos oferecer um atendimento humanizado, personalizado, mesmo dentro de sua casa”, explica a gestora.

A enfermeira Celeste Nascimento diz que o atendimento compreende visitas domiciliares semanais de acordo com as necessidades do paciente. “A maioria dos nossos pacientes necessita de cuidados continuados que não necessariamente são feitos dentro do hospital. A indicação de atenção domiciliar deve ser dada a pacientes em estabilidade clínica, mas que ainda necessitam de atenção temporária ou definitiva”, explica a profissional.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A médica da equipe Arthemis Moreira destaca que o cuidado continuado em casa vai permitir que o paciente tenha um atendimento integral dentro de uma rede interligada. “O cuidado vai beneficiar os pacientes crônicos, em processo pós-cirúrgico imediato e tardio; em tratamento de grandes úlceras e pacientes em situações agudas e em cuidados paliativos”, explica a profissional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias