A aprendizagem em serviço é uma metodologia de ensino que combina a aprendizagem acadêmica com a prestação de um serviço à comunidade
A estudante do último semestre do curso de Psicologia, Maria Odete Viana Peixoto, de 25 anos, está concluindo um estágio de um ano no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Ela explica que estagiar no hospital é uma realização que vai além da vida acadêmica.
“Entrar aqui e lidar com realidades que não fazem parte do nosso convívio causa um grande impacto, mas contribuir com meu saber, fazer a diferença é algo que deixa a gente deslumbrada. Existe um estigma da saúde mental e poder ajudar a diminuir esse estigma me enriquece por dentro. Com esse estágio pude participar de vivências únicas que nenhum outro ambiente poderia me proporcionar. Sinto-me muito bem preparada para o mercado de trabalho e para fazer o melhor nessa carreira que desejo seguir”, declara.
No HSM, o Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (Ceap) é o setor que semestralmente recebe solicitações de estágios curriculares, práticas assistidas e visitas técnicas por meio do sistema da Sesa, chamado de ‘Regulação das Práticas de Ensino em Saúde’. São recebidos cerca de 1.100 alunos de graduação por ano, entre os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.
“O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto assume um papel relevante nesse processo, ao se posicionar como facilitador da formação, alinhando-se à sua missão de contribuir para o ensino, a pesquisa e a atenção biopsicossocial”, afirma a diretora-geral do HSM, Ana Patrícia Oliveira.
Neste ano, o Ceap do HSM já registrou a passagem de 638 estagiários, 673 alunos em visitas técnicas, 317 internos, além de profissionais dos programas de Residência Médica e Multiprofissional.
Equipe de profissionais do HSM acolhem e auxiliam os estudantes durante todo o tempo de estágio na unidade hospitalar
A cada semestre, são realizadas também Mostras Científicas. O objetivo é promover o intercâmbio de conhecimentos e o incentivo à produção científica, configurando-se como espaços para divulgação de propostas e soluções que contribuam para o desenvolvimento de novas ideias, iniciativas e construção de alianças para a inovação e a sustentabilidade, despertando e estimulando vocações científicas.
Ainda este mês, no dia 12 de novembro, será realizada a 19ª Mostra Científica do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, reunindo alunos de universidades públicas e privadas que desenvolveram atividades durante seus estágios no hospital. Durante o evento, os estudantes terão a oportunidade de apresentar suas experiências práticas, compartilhando os aprendizados adquiridos ao longo do período de formação. A expectativa é de que 21 trabalhos sejam apresentados, abrangendo todas as categorias de estágio, reforçando o compromisso do HSM com a integração entre teoria e prática e com o estímulo à produção científica na área da saúde mental.
A presidente do Ceap do HSM, Rafaela Tavares, considera que os estágios em saúde são componentes fundamentais na formação de profissionais. “Durante essa experiência, através das vivências práticas, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades específicas, visualizando seu papel no mercado de trabalho e demonstrando todo o conhecimento acumulado”, avalia.
Mín. 21° Máx. 41°