A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) realizou nesta quinta-feira(22), o Dia D da busca ativa para matrículas na Educação de Jovens e Adultos(EJA). Durante a manhã, equipes das Gerências Regionais de Educação (GREs) realizaram ações de mobilização nas quatro zonas da cidade com o objetivo de incentivar a matrícula de jovens, adultos e idosos nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
Na região sul, a 19ª GRE organizou a mobilização no Centro Social Urbano – CSU do Parque Piauí com música, dança, apresentações artísticas desenvolvidas pelas escolas e a participação dos estudantes incentivando a matrícula de quem passava pelo local. “Nós estivemos aqui na sede do CSU do Parque Piauí, onde a gerente Marlene Lima e representantes da unidade, reuniram 22 escolas que ofertam Educação de Jovens e Adultos para o Dia D da culminância da busca ativa. Todas as escolas estão mobilizadas no sentido de fazer a busca de jovens e adultos, tanto para a alfabetização, como para a continuidade da educação em nível de ensino fundamental, médio e técnico”, declara o superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Paulo Henrique Pinheiro.
Com sua sanfona, Oliveiros Francisco dos Santos, 71 anos, matriculado na 4ª etapa da EJA da Unidade Escolar Padre Antônio José do Rego (19ª GRE), esteve na ação incentivando a busca ativa. “Eu voltei para o colégio porque eu necessito muito estudar. Trabalho como pedreiro e pintor e vi essa necessidade por ter pouca leitura. Estou me dando muito bem nessa escola em que estou estudando agora. Conto com o incentivo da minha esposa que sempre me motivou a voltar para os estudos”, disse o estudante.
Francisca Aldenir, estudante da 7ª etapa da EJA da Unidade Escolar Godofredo Freire, revela que o apoio da família foi essencial para retornar à sala de aula. “Estou voltando a estudar porque tive muito incentivo em casa. Meu marido e meus filhos me incentivaram muito. Voltei a estudar com 46 anos e como já estou no último ano, eu pretendo fazer alguns cursos e chegar a fazer faculdade”, conta a estudante.
No centro de Teresina, o radialista Marquinhos Silva, 59 anos, passava pela praça Rio Branco quando viu a movimentação e ao se aproximar encontrou a oportunidade perfeita para matricular-se em uma escola da 4ª GRE. “Eu tinha a ideia de voltar a estudar e achei essa facilidade do EJA na rede pública, então vou aproveitar para voltar à sala de aula. Tenho uma formação como locutor e agora vou buscar uma formação acadêmica, pois o principal é ter entendimento de tudo que acontece ao redor. Eu pude contar um pouco da minha trajetória de vida e incentivar outras pessoas a estudarem como eu farei”, afirma Marquinhos.
As equipes técnicas da 20ª GRE reuniram as escolas também na praça da igreja da Vila Maria, na zona leste de Teresina, para informar à comunidade sobre as escolas e cursos oferecidos pela Rede Estadual, como informa a gerente Luísa Vieira. “Na ação concentramos as quatorzes escolas localizadas na zona leste que oferta a EJA e tivemos uma boa adesão das pessoas para a matrícula. A busca ativa não encerra hoje, pois no final de semana as equipes escolares irão percorrer os bairros próximos das escolas para alcançar mais pessoas”, detalhou a gerente.
A animação da banda de fanfarra, formada pelos estudantes do CETI Modestina Bezerra, chamou a atenção do senhor Francisco Ivo Veras, que passava pela praça dos Correios, no bairro Dirceu. Conversando com a equipe da EJA, ele resolveu fazer a matrícula no CEJA Maria do Carmo Reverdosa (21ª GRE) e retomar os estudos. “Eu vi esse movimento na praça e me interessei. Agora vou confirmar a matrícula em uma escola perto de casa, o que facilita, pois parei de estudar faz 27 anos. Achei importante ter as pessoas chamando de volta para a escola, pois se fosse minha iniciativa iria demorar mais”, revelou o senhor Francisco.
As equipes da 21ª GRE percorreram o comércio ao redor da praça entregando informativos sobre as matrículas e farão mobilização percorrendo mercados e as ruas da comunidade para incentivar os estudantes no retorno às escolas. As escolas da Rede Pública Estadual de Educação, que ofertam as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), permanecem com vagas disponíveis para a matrícula durante todo o ano letivo.
Mín. 21° Máx. 40°