
Tem início na próxima segunda-feira (9) e segue até 20 de março o período de atualização cadastral e inscrição de novas entidades interessadas em participar do Orçamento Participativo Digital (OPA), programa do Governo do Piauí que fortalece a participação da população na definição das prioridades de investimentos públicos, funcionando como espaço de escuta e decisão coletiva, em que cidadãos e entidades comunitárias podem apresentar propostas e ajudar a definir onde parte do orçamento do Estado será investida.
A atualização cadastral tem como objetivo facilitar e organizar o processo, garantindo que todas as entidades estejam com seus dados e documentação atualizados e validados antes do início do ciclo OPA 2026–2027, que acontecerá em breve.
Para participar do OPA é obrigatório que a entidade esteja devidamente cadastrada. Segundo o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, o momento é fundamental para fortalecer o diálogo com as comunidades.
“Para participar das decisões, a entidade precisa estar com o cadastro em dia. Esse período de atualização cadastral é uma novidade e mais uma ação que fortalece a participação das comunidades no OPA. De fevereiro a março, estaremos realizando tanto a renovação dos cadastros das entidades que já participam quanto o cadastramento daquelas que desejam ingressar no programa pela primeira vez”, destaca o secretário.
O cadastramento será realizado de forma online, por meio do site opa.colab.re , e é destinado às entidades dos municípios participantes do programa: Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano. O OPA também disponibilizará as salas de atendimento presenciais nesses cinco municípios, oferecendo suporte e orientação durante o processo.

Para efetivar o cadastro, as entidades devem apresentar a seguinte documentação: CNPJ válido; estatuto ou documento de constituição que comprove a área de atuação; ata de eleição e posse da atual diretoria devidamente registrada em cartório; comprovante de endereço e documentos do responsável legal.
De acordo com a diretora de Orçamento Participativo, Enia Meneses, a regularização cadastral é indispensável para garantir a participação no programa. “Se a entidade já participa do OPA, é necessário atualizar o cadastro para continuar no processo. Caso exista alguma pendência documental, este é o momento de regularizar. E para quem ainda não participa, essa é a oportunidade de realizar o cadastro e garantir a participação da entidade no OPA”, explica.
Sobre o OPA
Criado em 2023, o Orçamento Participativo Digital (OPA) é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí que amplia os mecanismos de transparência e participação cidadã, permitindo que a sociedade civil apresente e escolha, de forma digital, propostas de obras e serviços a serem executados nos municípios contemplados. A iniciativa fortalece a democracia participativa, estimula o controle social e contribui para que os investimentos públicos estejam alinhados às reais demandas da população.
Piauí Teresina é a única capital do Nordeste e a segunda do Brasil a cumprir a meta nacional por baixo índice de perdas de água
Clima Inmet emite alerta para grande acumulado de chuva no litoral do Nordeste na próxima semana
Acidente Menina de 10 anos morre após cair de ônibus escolar em Nova Russas, interior do Ceará
Apostas Mega-Sena, concurso 2.969: aposta simples leva sozinha prêmio de R$ 141,8 milhões
Prisão Foragido é preso vendendo milho em Altos
Apreensão Motorista é preso com 121 quilos de maconha
Tecnologia Conteúdos falsos criados com IA mais que triplicam entre 2024 e 2025, aponta estudo
Piauí Etipi e Agência de Tecnologia da Informação de Timon alinham estratégias para fomentar transformação digital na gestão pública
Piauí Governo do Piauí realiza leilão para venda de bens inservíveis do Estado nesta sexta (6) Mín. 22° Máx. 32°