Sexta, 06 de Fevereiro de 2026
28°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Esportes Play-offs na Série B

CBF faz conselho técnico e o método de Play-Offs para o acesso está de volta à segunda divisão nacional

Após 24 anos, a disputa de play-offs retorna à Série B para 2026, com 2 acessos diretos e 2 acessos via mata-mata.

06/02/2026 às 10h18 Atualizada em 06/02/2026 às 10h33
Por: Emanuel Lucas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/CBF
Foto: Reprodução/CBF

A Série B do Brasileirão em 2026 passará por sua mudança mais drástica desde a implementação dos pontos corridos em 2006. O Conselho Técnico da CBF, em reunião realizada nesta quinta-feira (5), aprovou por 17 votos a 3 uma nova estrutura de acesso que promete aumentar a competitividade e o engajamento das torcidas até o último minuto.

Aqui está o detalhamento de tudo o que muda na "Segundona" a partir desta temporada:

 

 

A grande novidade: O sistema de playoffs

O modelo de "quatro sobem, quatro descem" puramente por pontos corridos chegou ao fim. Os playoffs estão de volta à Série B do Brasileirão após 24 anos. Em 2002, foi a última vez em que o modelo foi usado e que será reaplicado neste ano. Nas edições de 2003 a 2005, o método de quadrangular foi aplicado, com 6 rodadas em pontos corridos, tendo os dois melhores times na tabela subindo para a Série A no ano seguinte. De 2006 até o ano passado, os 4 primeiros colocados ascendiam direto para a Série A. Agora, o acesso será dividido em duas etapas:

Acesso Direto: Apenas o campeão e o vice-campeão garantem vaga automática na Série A de 2027 após as 38 rodadas do campeonato.

Mata-mata (Playoffs): As outras duas vagas serão decididas em confrontos eliminatórios entre os times que terminarem da 3ª à 6ª colocação.

Como funcionarão os confrontos:

As disputas serão em jogos de ida e volta, com a seguinte chave:

- 3º colocado vs 6º colocado

- 4º colocado vs 5º colocado

Vantagem: O time de melhor campanha (3º e 4º) terá o direito de decidir o segundo jogo em casa. Em caso de empate no placar agregado, a definição seguirá para os pênaltis (não há vantagem por melhor campanha no resultado final do mata-mata).

Exemplo: Esse modelo de disputa é semelhante ao método usado na Segunda Divisão inglesa, que conta com 24 equipes na disputa, onde o campeão e vice sobem direto para a Premier League, enquanto que os 4 times subsequentes na tabela (3º ao 6º lugar), jogam os play-offs do acesso.


Foto: John Early/2022

Só que ao contrário do que será usado na Série B 2026, a disputa na Inglaterra é feita no método de semifinais (com jogos de ida e volta e em caso de igualdade, há a disputa por pênaltis) e final do acesso (em jogo único disputado no Estádio de Wembley, com o empate levando a prorrogação e pênaltis, se necessário). Apenas o "campeão" desse play-off, garante acesso juntamente com os 2 que lograram êxito através dos pontos corridos, ao término das 46 rodadas.

Calendário e Copa do Mundo

Diferente da Série A, que terá uma pausa de cerca de 50 dias para a Copa do Mundo de 2026, a Série B não será paralisada.

Início: 21 de março de 2026.

Fim da Fase Regular: 21 de novembro de 2026.

Datas dos Playoffs: Previstas para os dias 21 e 28 de novembro.

Essa decisão foi tomada a pedido dos próprios clubes para evitar que o calendário se estendesse até o final de dezembro, o que prejudicaria as férias e o planejamento de 2027.

Outras mudanças importantes

Mercado de Transferências: O limite de jogos que um atleta pode fazer por um clube antes de se transferir para outro na mesma divisão subiu de 8 para 12 partidas. Isso dá mais flexibilidade para os clubes readequarem seus elencos no meio da competição.

Rebaixamento: O sistema de descenso para a Série C não muda. Os quatro últimos colocados (17º ao 20º) continuam sendo rebaixados diretamente.

Direitos de Transmissão: Há uma divisão clara para 2026. Enquanto a maioria dos clubes (via LFU) negocia com emissoras como a Band e TV Cultura (além da ESPN/Disney+ no cabo), times como Náutico e São Bernardo fecharam acordos exclusivos com o Grupo Globo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias