
Parte do Centro-Norte do país está em zona de alerta laranja, que representa “perigo” para a ocorrência de fortes chuvas nas próximas horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O comunicado, válido até o final da noite desta quinta-feira (22), indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, entre 60 e 100 km/h, além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O alerta abrange áreas dos seguintes estados: Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Tocantins, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Piauí e Rondônia.
O MetSul informa que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve provocar os maiores acumulados em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Até o final da manhã desta quarta (21), estações do Inmet registraram os seguintes volumes em 48 horas:
(Foto: Reprodução/ Inmet)
A perspectiva, de acordo com a MetSul, é que a ZCAS siga configurada no restante da semana “com um canal de umidade atuando entre o Centro-Oeste e o Sudeste do território brasileiro, trazendo chuva frequente e com volumes altos”. A situação é especialmente preocupante em Minas Gerais, onde a chuva por vezes será extrema em curto intervalo.
Em São Paulo, o destaque fica por conta da queda nas temperaturas. O amanhecer desta quarta (21) foi o mais frio do ano na capital paulista. O Inmet registrou 15,7ºC na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da cidade, e 15,2°C em Interlagos, na zona sul.
Segundo a Climatempo, a baixa nos termômetros está relacionada com a recente passagem de uma frente fria combinada com o céu nublado e a chuva. A tendência é que as temperaturas sigam amenas na Grande São Paulo e em todo o leste do estado até a sexta-feira.
Geral Inmetro recomenda atenção na compra do bebê conforto
Ceará SPU notifica 15 estabelecimentos com instalações por uso sem autorização de áreas públicas em Jericoacoara
Piauí Idepi finaliza obras em estradas vicinais e melhora infraestrutura viária em comunidades rurais de Lagoa do Sítio Mín. 23° Máx. 36°