
O Circuito Vem Pro Mar abriu a programação do Pré Carnaval do Maranhão na Avenida Litorânea nesse domingo (18). O evento promovido pelo Governo do Estado, reuniu cerca de 500 mil foliões no primeiro dia de festa, segundo a Polícia Militar do Maranhão.
A festa começou às 14h com apresentações da banda do Jeguefolia e do Blocão VDS.
Um dos momentos mais esperados foi o show do artista baiano Bell Marques. Também passaram pelo palco a Banda CDC e a banda Mix in Brazil. Mesmo debaixo de chuva, o cantor Léo Foguete encerrou o primeiro domingo de pré-Carnaval puxando uma multidão animada pela orla.
Presente no evento, o governador Carlos Brandão destacou a importância do carnaval maranhense e o resgate da tradição da festa. “Nós estamos fazendo um carnaval para ficar na história. Estamos fortalecendo o carnaval do Maranhão, com organização, segurança e valorização da nossa cultura”, afirmou.
Entre os foliões, a emoção bateu forte. O casal Larissa Gaspar e Davison Silva contou que a história dos dois têm ligação direta com o carnaval. “A gente se conheceu há muito tempo, mas começamos o nosso relacionamento em 2007, durante um show do Bell Marques. Desde então, ele faz parte da nossa história. Hoje, ver o Bell abrindo o carnaval do Maranhão, aqui na Litorânea, é uma emoção enorme. Estou ansiosa, arrepiada, só pensando nesse momento”, relatou Larissa.
Geração de renda durante a folia
Além da festa, o Pré-Carnaval também tem impacto direto na geração de renda.
Durante a programação, beneficiários dos programas estaduais Minha Renda e Mais Renda atuaram na comercialização de alimentos e produtos. “A expectativa para este carnaval é de muitas vendas. Quero vender todo o lanche que trouxe. Viemos com uma estrutura muito boa para atender os brincantes na praça de alimentação, e tem tudo para ser excelente”, afirmou Fernando Henrique, beneficiário do programa Minha Renda, antes da programação começar.
Para quem trabalha no circuito, a organização e a segurança também fazem diferença. O vendedor ambulante Gabriel Soares destacou o crescimento da festa e as oportunidades geradas. “O carnaval do Maranhão está gigantesco. Vim este ano para ganhar uma renda extra e tem muita gente conseguindo uma grana legal. Dá para todo mundo se divertir e trabalhar. A segurança está impecável, tem hospital de campanha aqui na frente”, avaliou.
Esquema reforçado de saúde e segurança
Com foco na segurança e no bem-estar da população, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), disponibilizou dois hospitais de campanha durante toda a programação do Pré-Carnaval e do Carnaval 2026.
As estruturas começaram a funcionar neste domingo, em pontos estratégicos da Avenida Litorânea: um nas proximidades da Avenida Vale do Rio Pimenta e outro na área dos camarotes.
O atendimento acontece diariamente das 14h à meia-noite e integra a campanha Saúde no Carnaval, que reúne ações assistenciais e preventivas.
As ações de segurança para o período do Pré-Carnaval e do Carnaval 2026 também foram intensificadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Ao todo, 610 policiais militares atuarão nos circuitos da Região Metropolitana durante os finais de semana, com apoio de 48 viaturas, entre carros e motocicletas.
A estratégia envolve policiamento integrado, cobrindo tanto áreas de grande aglomeração quanto regiões periféricas aos eventos, com atuação conjunta de diferentes forças de segurança, secretarias estaduais, municípios e iniciativa privada.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim, o esquema garante tranquilidade para foliões e turistas. “Só neste domingo, aqui na Litorânea, temos mais de 400 policiais e mais de 50 viaturas. Todo o circuito foi envelopado com policiamento de barreira, revistas, equipes com drones e inteligência no meio da multidão. A Polícia Militar está presente para garantir que o cidadão e o turista brinquem com segurança no Maranhão”, destacou.
Tragédia Voluntário na Guerra da Ucrânia volta ao Brasil e morre em acidente de parapente em SC
Geral Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, ultrapassa marca de 100 prêmios
Vírus IAAP Novo caso de gripe aviária é confirmado em sítio de MT Mín. 22° Máx. 32°