Quarta, 14 de Janeiro de 2026
33°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Cidades Buscas

Mergulhadores iniciam varredura em lago durante buscas por crianças desaparecidas em Bacabal

O lago tem cerca de 300 metros quadrados, com aproximandamente 1 metro e 20 centímetros de profundidade. A expectativa é que, no máximo, em três dias os mergulhadores finalizem as buscas.

14/01/2026 às 14h27
Por: Fabio Brito Fonte: G1 Maranhão
Compartilhe:
Mergulhadores iniciam varredura em lago durante buscas por crianças desaparecidas em Bacabal

Quatro mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) iniciaram, no fim da manhã desta quarta-feira (14), uma varredura no lago Limpo em busca de vestígios dos irmãos Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4 anos, que estão desaparecidos há 11 dias em Bacabal, no interior do Maranhão. A operação entrou em nova fase, já que não foram encontradas pistas sobre o paradeiro dos irmãos na mata, que é cercada pelo rio Mearim e lagos.

O lago Limpo é o local por onde as crianças teriam passado enquanto estavam perdidas na mata. As informações foram dadas pelo menino Anderson Kauan, que havia desaparecido junto com Ágatha e Allan, mas foi achado no dia 7 de janeiro. A criança relatou que deixou os primos próximo ao lago e saiu para buscar ajuda.

“Estamos aqui com quatro mergulhadores fazendo a varredura, o pente fino na lagoa Limpa, com o objetivo de tirar qualquer dúvida que as crianças se afogaram aqui no rio. Se caso as crianças tenham se afogado, nossa equipe irá, com certeza, encontrar os corpos. Então o objetivo é esse fazer o pente fino, a varredura geral aqui na lagoa para poder identificar qualquer tipo de vestígio em relação às crianças”, explicou o coronel Hélio do Corpo de Bombeiros do Maranhão.

O lago tem cerca de 300 metros quadrados, com aproximandamente 1 metro e 20 centímetros de profundidade. A expectativa é que, no máximo, em três dias os mergulhadores consigam mapear toda a área do lago.

O coronel Hélio disse, ainda, que além da varredura dentro do lago Limpo, várias equipes continuam fazendo buscas na região, passando pela mata e pelos demais lagos.

“Até o momento não conseguimos mais nenhum tipo de vestígio relacionado às duas crianças desaparecidas, mas nossas equipes estão em campos, a todo vapor, com o objetivo de encontrar qualquer tipo de vestígio em relação às crianças”, afirmou o coronel do Corpo de Bombeiros do Maranhão.

Varredura por quadrantes
A operação ocorre nas proximidades da comunidade São Sebastião dos Pretos, em Bacabal (MA), e abrange cerca de 54 km². Nesta quarta, bombeiros do Pará e Ceará, além de cães farejadores certificados nacionalmente, chegam em Bacabal para reforçar a operação, que agora conta com tecnologia e varredura por quadrantes.

Segundo o major Pablo Moura Machado, do Corpo de Bombeiros do Maranhão, as equipes passaram a trabalhar por quadrantes para garantir uma varredura minuciosa na área delimitada.

“Estamos fazendo metro por metro, centímetro por centímetro, para ter certeza que as crianças não estão ali”, explicou o major.
Cada quadrante tem cerca de 90 mil metros quadrados. Ao todo, são 46 quadrantes, dos quais 25 já foram totalmente vistoriados.

Segundo o major, a área delimitada para as buscas equivale a aproximadamente 400 campos de futebol. A estratégia foi definida com base em um triângulo formado pelo ponto onde as crianças saíram, o local onde roupas foram encontradas e onde um dos meninos foi visto pela última vez. Veja mais abaixo o infográfico.

Para monitorar as rotas percorridas, os bombeiros e voluntários usam um aplicativo de geolocalização para mapear as rotas percorridas pelas equipes e localizar agentes ou voluntários caso alguém se afaste do grupo. Segundo o Corpo de Bombeiros do Maranhão, mais de 60% da área já foi vistoriada.

"Cada operador sai com o aplicativo instalado no celular. Onde ele passa, fica registrado no mapa”, disse Pablo.

Até segunda-feira (12), as linhas amarelas no mapa indicavam os percursos feitos. Nessa terça-feira (13), os quadrantes começaram a ser preenchidos com rotas laranjas, sinalizando áreas já varridas.

Segundo os bombeiros, caso as crianças não sejam encontradas na área delimitada, um relatório será entregue às autoridades para definir se as buscas serão ampliadas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias