
Uma criança, de quatro anos, foi filmada pilotando um jet ski no balneário Açúcar, no município de Pindaré-Mirim, no último domingo (7), com autorização dos pais. A própria mãe publicou vídeos nas redes sociais mostrando a criança conduzindo a moto aquática.
Em outro momento, outra criança também sobe no jet ski, e as duas dão uma volta pelo balneário, colocando em risco a vida delas e de banhistas. A família mora no município de Santa Inês.
A gravação gerou grande repercussão na região e levou o Conselho Tutelar de Pindaré-Mirim a divulgar uma nota afirmando que vai atuar em conjunto com o Conselho Tutelar de Santa Inês para advertir os responsáveis pela criança. Leia:
“O Conselho Tutelar de Pindaré Mirim-MA, em nota vem esclarecer sobre vídeos postados em redes sociais, onde uma criança aparece pilotando uma moto aquática no balneário açúcar em Pindaré. Vale ressaltar que a Portaria de 24 de maio de 2022, estabelece regras para o uso de JET SKI e entre as regras estão a proibição de transporte de crianças menores de 07 anos e normas pra obtenção de Carteira de Habilitação.
Ressaltamos ainda que o fato veiculado nas redes sociais, chegou ao conhecimento deste Conselho Tutelar, somente na manhã desta segunda-feira (08/12/2025), que apesar do fato ter ocorrido em águas de domínios dos municípios de Pindaré, a ação mesmo sendo uma infração, não cabe flagrante e uma vez que os agentes envolvidos residem no município vizinho, Santa Inês, o caso exige um trabalho de cooperação entre os dois Conselhos Tutelares, no sentido de fazer advertências aos pais ou responsáveis pela criança envolvida na ação”.
Por sua vez, o Conselho de Santa Inês informou que já está tomando todas as medidas cabíveis. Os responsáveis serão notificados, e o caso será acompanhado conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Leia a nota:
"O Conselho Tutelar informa que já está tomando todas as medidas cabíveis diante do episódio registrado no último fim de semana, no qual uma criança de apenas 4 anos foi exposta pilotando um jet ski, conforme divulgado em redes sociais.
O órgão reforça que situações como essa colocam em risco a integridade física de crianças e adolescentes, sendo responsabilidade legal dos responsáveis garantir sua proteção e segurança em qualquer circunstância.
Os responsáveis pela exposição da criança serão devidamente notificados, e o caso será acompanhado conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O Conselho Tutelar permanece atuando de forma firme e preventiva na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, orientando a sociedade e tomando providências sempre que necessário.
Por fim, o Conselho reforça que sua atuação depende do recebimento de denúncias. É fundamental que a população comunique qualquer situação de violação de direitos, para que as medidas legais possam ser adotadas e a proteção integral seja garantida".
Acidente Caminhão com carga de cerveja tomba na MA-014; moradores saqueiam produtos
Benefício Governo abre cadastro para auxílio financeiro no transporte por ônibus de estudantes no MA
Guerra Maranhense de 23 anos está desaparecido na Ucrânia, diz Embaixada do Brasil
Mín. 22° Máx. 42°