
Celebrado nesta quinta-feira, 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a luta, a resistência e as contribuições da população negra na construção do Brasil. A escolha do dia marca a morte de Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência contra a escravização e de busca pela liberdade. Em 2023, passou a ser oficialmente reconhecida como feriado nacional, com a sanção da Lei 14.759/2023, reforçando o papel fundamental da data na promoção da igualdade racial e no combate ao racismo estrutural.
No Piauí, o Governo do Estado reforçou as políticas públicas de promoção da igualdade racial com a implantação da Superintendência da Igualdade Racial e Povos Originários (Suipro). Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc) e comandada por Assunção Aguiar, superintendência que tem o papel de centralizar, monitorar e formular ações voltadas à população negra, incluindo comunidades quilombolas, povos de terreiro, população urbana negra e juventude.
Criada na gestão do governador Rafael Fonteles, a Suipro tem como objetivo ampliar direitos e fortalecer conquistas sociais dessas comunidades. Entre as iniciativas na área da segurança pública, destaca-se o curso sobre racismo voltado para agentes de segurança. Ao todo, 1.240 policiais, entre praças e oficiais, foram capacitados em temas relacionados às relações étnico-raciais. A previsão é que as ações sejam ampliadas até 2026, com apoio do secretário da Sasc, João de Deus Sousa, e do governador.

Mais de 4 mil famílias com direitos garantidos
A superintendência também atua no assessoramento direto às comunidades, apoiando a elaboração de projetos e oferecendo cursos de capacitação. Um deles é o curso de elaboração e captação de recursos para comunidades negras e quilombolas, que já alcançou 346 lideranças.
Em parceria com o Instituto de Terras do Piauí (Interpi), foram promovidas ações voltadas às comunidades tradicionais e quilombolas. Até o momento, 45 títulos coletivos de propriedade foram entregues, beneficiando 4.040 famílias e reforçando a garantia dos direitos territoriais da população negra, quilombola e tradicional.

Segundo a superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc, Assunção Aguiar, um conjunto de ações tem sido direcionado especificamente às comunidades de terreiro. Entre os projetos, ela destaca o Meu Terreiro na Praça, que discute o racismo institucional e religioso em espaços públicos de Teresina, como a Praça dos Orixás. O evento, realizado à noite, já reuniu 440 participantes.

Outro destaque é o Café com Fé, iniciativa que promove o diálogo entre lideranças de diferentes crenças. Já participaram cerca de 210 representantes religiosos.
O Projeto de Enfrentamento ao Racismo Institucional, Estrutural e Religioso nos órgãos públicos estaduais é outra frente de intersetorialidade desenvolvida pela Suipro, que já levou oficinas sobre o tema para 27 secretarias, alcançando 1.200 servidores.
Na área da educação, o projeto Cultura de Paz sem Racismo percorreu diversas unidades de ensino em 2025, com meta de impactar 4 mil estudantes e 200 professores.

De acordo com o diretor de Promoção de Igualdade Racial da Sasc, José Bispo de Miranda, também foi criada, no âmbito da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP), a Coordenação de Igualdade Racial. “Entre as atribuições estão o monitoramento e a elaboração de pautas voltadas à população negra dentro da secretaria”, afirmou Bispo.
Ele destaca ainda o acompanhamento das ações da Política Nacional de Gestão Territorial Ambiental Quilombola, com apoio integral do governo estadual. A expectativa é de que o Piauí avance ainda mais na implementação de políticas de igualdade racial nos próximos anos.

Piauí Governo do Piauí reforça políticas públicas de promoção da igualdade racial no estado
Piauí Parnaíba ganha nova quadra poliesportiva e praça construídas pelo OPA
Nacional Novos benefícios sociais exigirão RG nacional a partir de maio
Piauí Inscrições para o III Concurso de Boas Práticas em Ouvidoria encerram nesta sexta (21)
Acidente no trabalho 46% dos acidentes com animais peçonhentos no trabalho ocorrem com profissionais da agricultura, florestas e pesca no Ceará
Operação Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, é preso pela PF em Guarulhos Mín. 21° Máx. 32°