
Moradores de Lago Verde, a 286 km de São Luís, estão preocupados com a grande quantidade de peixes mortos que apareceu nos últimos dias no povoado Lago da Mata. O fenômeno, conhecido como mortandade, ocorre quando há morte repentina de um grande número de peixes em curto período de tempo.
Até o momento, não há confirmação sobre a causa das mortes, mas a principal suspeita é de que o problema esteja relacionado ao período de seca. Moradores relatam que o volume de água do lago vem diminuindo nos últimos meses.
Imagens registradas por moradores mostram centenas de peixes mortos às margens da água e outros ainda vivos se debatendo (veja no vídeo acima).
De acordo com o Monitor de Secas, no Maranhão, houve avanço da seca grave (S2) na região sul do estado e da seca moderada (S1) no litoral leste, com impactos de curto e longo prazo. Esses efeitos podem reduzir o nível das lagoas, diminuindo a oxigenação da água e provocando a morte de peixes.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Lago Verde informou à TV Mirante que enviará equipes técnicas ao local para averiguar a situação. Já a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) afirmou que também deslocará uma equipe para coletar amostras da água e identificar o que provocou as mortes. O órgão acrescentou que, até o momento, não recebeu denúncia formal sobre o caso.
Polícia PF prende seis suspeitos de assalto milionário no Maranhão
Paralisação São Luís chega a 30 bairros afetados por falta de ônibus após greve na Expresso Marina
Alerta Tremor de terra de magnitude 4.0 é registrado em cidades do Maranhão
Mín. 22° Máx. 36°