
O Governo Federal iniciou a distribuição do novo Programa Gás do Povo, que substitui gradualmente o Auxílio Gás e tem como objetivo ampliar o acesso ao botijão de cozinha para famílias de baixa renda. A Caixa Econômica Federal começou a distribuir o "vale-recarga" para o primeiro lote de beneficiários
O benefício consiste na gratuidade da recarga do botijão de 13 quilogramas (kg) em revendas credenciadas.
Lançamento: Cerca de 1 milhão de famílias serão beneficiadas nesta fase inicial.
Capitais Abrangidas: O programa começa em dez capitais: Salvador, Fortaleza, Goiânia, Belo Horizonte, Belém, Recife, Teresina, Natal, Porto Alegre e São Paulo.
Meta Final: O Gás do Povo tem a meta ambiciosa de beneficiar até 15 milhões de famílias (cerca de 50 milhões de pessoas) até março de 2026, na transição do modelo anterior.
A recarga do botijão será feita diretamente nas revendas credenciadas, sem intermediários. No momento da retirada, o responsável familiar poderá validar o benefício usando:
A verificação é realizada por um sistema eletrônico instalado nas revendedoras que aderiram voluntariamente ao programa (empresas cadastradas na ANP e em situação regular na Receita Federal).
Os beneficiários são selecionados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) com base nos seguintes critérios:
Os contemplados podem verificar se foram selecionados através do aplicativo Meu Social, do Portal Cidadão Caixa ou pelo telefone 0800-726-0207 (Caixa Cidadão).

(Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert/PR)
Quantos botijões por ano?
O programa estabelece limites diferentes conforme o tamanho da família:
Expansão até 2026
O MME afirma que o Gás do Povo será ampliado gradualmente. A meta é chegar a mais de 15 milhões de famílias até março de 2026, o que representa cerca de 50 milhões de pessoas.
O governo diz que o programa combate a chamada “pobreza energética”, reduzindo o uso de lenha, carvão ou alternativas inseguras que afetam principalmente mulheres e crianças.
Bug no sistema Bug massivo na Internet afeta usuários no Brasil e no mundo
Geral Demori: Heloisa Villela relata bastidores de coberturas internacionais
Governo Maranhão na COP30 - Estado se posiciona como referência em educação inclusiva na Amazônia Legal
Piauí Agrespi abre consulta pública sobre regras de isenção de pedágio em eixos suspensos de rodovias estaduais
Mandato Gracinha Mão Santa consegue viabilizar mais de R$ 500 milhões para a Planície Litorânea
Piauí Sempi e CEDDM avaliam conferências estadual e nacional de Políticas para Mulheres nesta terça (18)
Processo Seletivo SDA lança edital para seleção de bolsistas do Programa Agente Rural
Piauí Sempi e CEDDM realizam avaliação das conferências estadual e nacional de Políticas para Mulheres nesta (18)
Piauí Sempi e CEDDM realizam avaliação das conferências estadual e nacional de Política para as Mulheres nesta (18) Mín. 26° Máx. 40°