Quarta, 19 de Novembro de 2025
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Cidades Clima

Chuva rápida com granizo surpreende moradores na zona rural de Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí

Fenômeno raro no município ocorreu na região da Fazenda Brejo Seco e foi provocado pela combinação entre frente fria e VCAN, segundo climatologista.

19/11/2025 às 09h05 Atualizada em 19/11/2025 às 09h31
Por: Amanda Lafayette Fonte: Meionews.com
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Instagram/Baixa Grande News
Foto: Reprodução/Instagram/Baixa Grande News

Uma chuva rápida acompanhada de granizo foi registrada na tarde desta terça-feira (18) na zona rural de Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí. O fenômeno ocorreu na região da Fazenda Brejo Seco, onde trabalhadores foram surpreendidos pelas pequenas esferas de gelo.

Relatos publicados nas redes sociais indicam que a queda de granizo durou poucos minutos, mas chamou a atenção por ser um evento raro no município. No mesmo dia, a cidade registrou temperatura máxima de 36 °C e mínima de 26 °C, cenário típico de calor intenso.

Apesar da alta temperatura, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê queda nos termômetros nas próximas semanas, o que pode tornar fenômenos como esse mais prováveis ou alterar o padrão climático local.

Enquanto na zona rural o granizo surpreendia moradores, a área urbana teve uma situação bem diferente. Segundo relatos nas redes sociais, a chuva não chegou ao centro da cidade. A moradora Maria Filomena Lopes dos Santos comentou: “Aqui em Baixa Grande não foi nem de água”, relatando a ausência de precipitação.

Climatologista explica o fenômeno

O climatologista Werton Costa, Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, explicou que o granizo no estado é incomum e está associado a um sistema atmosférico específico chamado VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis).

“Hoje temos uma frente fria atuando, trazendo umidade para o Piauí. Ao mesmo tempo, há um VCAN se movimentando rapidamente pela faixa norte do estado. Esse sistema não se desloca em linha reta, mas gira em grandes altitudes, fazendo com que as nuvens cresçam rapidamente nas bordas”, explicou o climatologista.

Segundo Costa, a interação entre o VCAN e a umidade da frente fria favorece a formação de nuvens carregadas, capazes de gerar granizo, ventos fortes e descargas elétricas. “Foi justamente essa combinação que resultou na nuvem de granizo em Baixa Grande do Ribeiro”, completou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias