Segunda, 10 de Novembro de 2025
31°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Brasil Tornado

Governo envia ajuda humanitária ao Paraná após tornado que deixou seis mortos e centenas de feridos

Ministro Waldez Góes disse que equipes e recursos serão mobilizados por orientação do presidente Lula para apoiar ações de resgate e reconstrução.

10/11/2025 às 10h07 Atualizada em 10/11/2025 às 10h22
Por: Amanda Lafayette Fonte: G1
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Ari Dias/AEN
Foto: Reprodução/Ari Dias/AEN

O Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, informou na madrugada deste sábado (8) que o governo federal está planejando o envio de ajuda humanitária ao Paraná, após o tornado que atingiu o estado na tarde de sexta-feira (7).

Segundo Góes, a ação está sendo articulada sob orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e prevê o envio de equipes e apoio às ações de reconstrução nas áreas mais atingidas.

Imagens da cidade de Rio Bonito do Iguaçu mostram casas destelhadas, imóveis destruídos e postes de energia caídos. De acordo com a Defesa Civil, seis pessoas morreram e pelo menos 750 ficaram feridas.

 Operações de resgate e apoio

O Governo do Paraná informou que 30 bombeiros foram enviados de várias cidades para Rio Bonito do Iguaçu. Outros 20 integrantes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), tropa de elite da corporação, também estão a caminho, acompanhados por cães de busca.

Todas as equipes de salvamento do estado estão à disposição para atendimentos emergenciais em municípios próximos, como Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Porto Barreiro e Candói.

Ambulâncias de Cascavel e Guarapuava auxiliam no transporte dos feridos. Os hospitais da região estão sobrecarregados, e a Secretaria da Saúde já disponibilizou leitos em outras cidades caso a demanda aumente.

O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou a montagem de uma base de comando no Quartel Central do Corpo de Bombeiros de Guarapuava, com estrutura de apoio avançada próxima à área mais afetada.

Viaturas de Cascavel, Dois Vizinhos e Maringá também estão sendo deslocadas para dar suporte às operações.

O governo estadual informou ainda que aeronaves de resgate aguardam condições climáticas favoráveis para o deslocamento e que motosserras e equipamentos pesados serão enviados para desobstruir estradas e auxiliar nas buscas.

Policiais, bombeiros, servidores municipais e voluntários seguem atuando nas áreas atingidas.

Caminhões da Defesa Civil já estão sendo carregados com cestas básicas, kits de higiene e dormitório, e devem partir de Curitiba ainda nesta madrugada com destino à região Centro-Sul do estado.


(Foto: Reprodução/Reuters/via Governo do Estado do Paraná)

 Sistema de saúde em alerta

Os hospitais da região registraram centenas de atendimentos desde o desastre, realizados de forma contínua pelas equipes locais.

Os serviços de Laranjeiras do Sul estão dando suporte direto às vítimas, enquanto a Central Estadual de Regulação de Leitos atua na transferência dos casos mais graves conforme a disponibilidade de vagas.

A Secretaria da Saúde (Sesa) pediu reforço ao Samu das regionais de Guarapuava e Cascavel e enviou soro, medicamentos e insumos para os hospitais.

O Hemocentro de Guarapuava despachou bolsas de sangue para Laranjeiras do Sul, e o Hemepar segue em alerta, pronto para novos envios conforme a necessidade.


(Foto: Reprodução/Secom-PR)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias