Sexta, 09 de Janeiro de 2026
25°

Tempo limpo

Teresina, PI

Cidades Buscas

Força-tarefa encontra calção e sandália em mata durante buscas por irmãos desaparecidos no MA

As peças foram encontradas no fim da manhã desta quinta-feira (8), durante as buscas pelos irmãos quilombolas Ágata e Allan, que seguem desaparecidos. Ainda não há confirmação oficial de que o calção e a sandália sejam de criança.

08/01/2026 às 14h25 Atualizada em 08/01/2026 às 14h41
Por: Fabio Brito Fonte: G1 Maranhão
Compartilhe:
Força-tarefa encontra calção e sandália em mata durante buscas por irmãos desaparecidos no MA

A força-tarefa que está atuando nas buscas pelos irmãos quilombolas Ágata Isabelle, de 5 anos, e Allan Michael, de 4, encontrou, no fim da manhã desta quinta-feira (8), um calção e uma sandália em uma área de mato. Ainda não há confirmação oficial de que o calção e a sandália sejam de criança.

As buscas seguem intensificadas na região do povoado Santa Rosa, na zona rural de Bacabal, onde, na tarde dessa quarta (7), foi encontrado o menino de 8 anos, Wanderson Kauan, uma das três crianças que estavam desaparecidas desde domingo (4).

O menino permanece internado no hospital, onde chegou abatido e mal conseguindo falar. Ele está acompanhado dos pais e de uma psicóloga. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde dele e nem de que tenha dado mais informações sobre o paradeiro das outras crianças.

Crianças desaparecidas em Bacabal: veja o que se sabe e o que falta esclarecer
Ao ser encontrado por um carroceiro, o menino disse apenas que Ágata e Allan estavam mais à frente, porém as crianças não foram encontradas.

As buscas avançam para áreas próximas ao povoado Santa Rosa, que fica vizinho ao quilombo São Sebastião dos Pretos, local onde elas desapareceram. Segundo o coronel Célio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiros, a operação mobiliza 55 bombeiros e cobre uma área de aproximadamente 15 km. A ação conta com o apoio de um helicóptero, drones com sensor térmico, cães farejadores e a colaboração da comunidade local, além da participação de equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil.

De acordo com o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, foi montada uma base operacional com gerador de energia elétrica e refeitório para sustentar o trabalho das equipes.

O menino de 8 anos, uma das três crianças que estavam desaparecidas desde o domingo (4), foi encontrado no início da tarde desta quarta-feira (7). A informação foi confirmada ao g1 pelo coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Célio Roberto.

O menino foi encontrado por um carroceiro em povoado vizinho ao que havia desparecido. Ele foi levado para o Hospital Geral de Bacabal, onde passa por exames. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde dele.

Em entrevista à TV Mirante antes da localização do filho, o pai de Wanderson, José Wanderson Cardoso, havia dito que o menino conhecia bem a área de mata onde teria ido brincar. Segundo ele, a criança é autista e costumava acompanhar o pai em percursos pela região.

“Se perder, meu menino não se perde nesse mato. Ele já é acostumado a rodar aqui comigo. Eu acho que foi um sequestro. A esperança é encontrar nossos filhos vivos”, disse.

O desaparecimento
De acordo com a família, as crianças são amigas e teriam ido brincar na área de mata próxima ao quilombo quando desapareceram no domingo (4). Ágata Isabelle, de 5 anos, e Allan Michael, de 4 são irmãos e estavam com o primo de 8 anos.

As primeiras buscas começaram ainda no domingo, com atuação do Comando de Operações de Sobrevivência em Área Rural (Cosar) da Polícia Militar, que percorreu regiões de mata e lagos.

Na segunda-feira (5), a mãe, o padrasto e a avó das crianças prestaram depoimento na Delegacia de Bacabal e foram liberados.

Homem foi preso, mas polícia descartou ligação direta
Durante as buscas, um homem foi detido no fim da tarde de terça-feira (6). Segundo a Polícia Civil, ele é companheiro da avó de uma das crianças, mas a prisão não está relacionada diretamente ao desaparecimento.

O suspeito foi preso em cumprimento a um mandado por tentativa de estupro contra uma adolescente de 16 anos, denunciada no dia 1º de janeiro.

Na residência dele, policiais encontraram uma peça de roupa suja e três cruzes, que foram recolhidas para análise. A polícia investiga a origem dos objetos. O homem nega qualquer envolvimento com o caso das crianças.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias