
Neste sábado (08), Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão, assumiu a presidência da Bolívia. A posse do novo mandatário boliviano marca o fim de uma hegemonia da esquerda no país, que ficou 20 anos no poder.
Paz foi eleito no dia 19 de outubro após disputa no segundo turno com o ex-presidente Jorge Quiroga. Em discurso a apoiadores na capital La Paz, o novo mandatário afirmou que começa uma nova era de independência na Bolívia.
“Nunca mais vamos nos isolar. Nunca mais o país será feito refém por uma ideologia. Ideologias não põem comida na mesa”, anunciou.
O novo presidente assume o poder em meio a uma crise relacionada à escassez de gasolina e diesel. “O país que herdamos está devastado, endividado moralmente e materialmente, com filas por combustível a perder de vista e mercados vazios”, disse.
Em seu primeiro discurso como presidente, Paz prometeu “capitalismo para todos” e encaminhar o país gradualmente para uma economia de mercado, com o estabelecimento de relações com os Estados Unidos e outros parceiros comerciais.
“Não nos deram um trono, mas uma tarefa” (…) “Esta é a hora da verdadeira democracia e do respeito pela lei. Ninguém está acima da lei. Vamos superar o passado inglório e vergonhoso”, afirmou.
A posse contou com a presença do presidente da Argentina, Javier Milei.

(Foto: Reprodução)
Economia EUA investigam JBS e outras gigantes por suspeita de conluio e aumento artificial do preço da carne
Uso de imagem Foto de cabeleireira de BH é usada em denúncia de fraude eleitoral na Índia
Desastres Naturais Novo terremoto de magnitude 6,3 atinge o Afeganistão e causa pânico Mín. 23° Máx. 38°