Quinta, 22 de Janeiro de 2026
27°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Internacional Relações Exteriores

Brasil e Angola avançam em acordo de cooperação para produção agrícola

A proposta de cooperação o que inclui o interesse de mais de 30 produtores brasileiros em investir em projetos agrícolas no país africano.

22/01/2026 às 10h23 Atualizada em 22/01/2026 às 10h43
Por: Amanda Lafayette Fonte: Portal Gov.br
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Brasil e Angola avançam em um acordo voltado à produção agrícola, informou o Ministério da Agricultura, em nota. As tratativas foram encaminhadas pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que está em missão no país africano.

A proposta brasileira de cooperação foi protocolada juntamente às autoridades do setor econômico de Angola, segundo a pasta, o que incluir o interesse de mais de 30 produtores brasileiros em investir em projetos agrícolas no país africano. “Estamos dando um passo importante. O Brasil tem muito a contribuir com sua experiência em pesquisa agropecuária e em tecnologias de baixo carbono. Avançar nessa parceria é beneficiar ambos os países e promover oportunidades para os nossos produtores”, disse o ministro durante a agenda, segundo a nota.

Em reuniões com autoridades angolanas e representantes de instituições financeiras, Fávaro discutiu cooperação, investimentos e segurança alimentar, informou a pasta. Participaram dos encontros o ministro de Estado para a Coordenação Econômica de Angola, José de Lima Massano, a ministra das Finanças, Vera Daves, o ministro em exercício da Agricultura e Florestas, João Cunha, além de representantes do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), do Fundo Soberano de Angola e da Corporação Financeira Internacional (IFC), braço do Grupo Banco Mundial voltado ao setor privado em mercados emergentes.

Segundo o ministério, a IFC “demonstrou interesse em financiar as operações previstas no acordo bilateral”.

Na análise de Fávaro, o acordo bilateral traz “ganhos concretos” para ambos os lados. Com isso, o Brasil amplia oportunidades de venda de máquinas, equipamentos, sementes, insumos e transferência de tecnologia, enquanto Angola avança na produção de alimentos e na segurança alimentar.

(Foto: Divulgação)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias