
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vem fortalecendo a atenção à saúde das gestantes nos municípios com o objetivo de aprimorar o acompanhamento pré-natal e reduzir os riscos à saúde materna e infantil.
O trabalho integra o novo ciclo (2025-2026) do Programa Cuidar de Todos – eixo Atenção Primária em Saúde (APS), lançado em abril durante o 2º Congresso Cuidar de Todos, o 2º Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e a 4ª Mostra Científica da SES.
Além do pré-natal, o novo ciclo também inclui o acompanhamento de dois outros indicadores essenciais: a cobertura vacinal em crianças menores de um ano e o percentual de internações por condições sensíveis à Atenção Primária. O primeiro reforça o compromisso com a imunização infantil e a prevenção de doenças que podem ser evitadas com vacinas. Já o segundo mede a efetividade dos serviços da APS em resolver problemas de saúde antes que evoluam para casos de internação hospitalar, fortalecendo a resolutividade da rede básica e reduzindo custos para o sistema.
O superintendente de Atenção Primária da SES, William Vieira, explica que o novo ciclo do Cuidar de Todos reafirma o compromisso do Maranhão em fortalecer a Atenção Primária à Saúde em todo o estado. “Essa iniciativa mostra a força da parceria entre o Estado e os municípios, unindo esforços para aprimorar a gestão, fortalecer o cuidado e garantir uma atenção integral e humanizada a cada maranhense. Mais do que um programa, o Cuidar de Todos é uma construção coletiva em favor de uma saúde pública mais eficiente, solidária e transformadora”, destacou William Vieira.
Pré-natal
O indicador de pré-natal, um dos focos centrais do novo ciclo, mede a proporção de gestantes que realizam ao menos sete consultas durante a gestação, conforme preconiza o Ministério da Saúde. O cumprimento dessa meta reflete a capacidade da APS em garantir um acompanhamento contínuo, preventivo e de qualidade, capaz de identificar precocemente intercorrências e reduzir a mortalidade materna e infantil.
Para apoiar os municípios no alcance desse resultado, a SES vem desenvolvendo uma série de ações técnicas e formativas que fortalecem a rede de atenção à saúde das mulheres em todo o estado.
Entre as estratégias adotadas estão a intensificação da capacitação das equipes da APS, o monitoramento permanente dos indicadores de saúde materna e o fortalecimento dos Comitês Regionais de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal.
A SES também vem reforçando a atuação da Rede Alyne, dedicada à atenção integral à saúde da mulher, e promovendo atividades educativas que orientam as equipes municipais sobre o manejo adequado das intercorrências gestacionais. O Estado ainda incentiva a busca ativa de gestantes que estejam com consultas em atraso, garantindo que o acompanhamento pré-natal ocorra de forma contínua e segura.
Para apoiar tecnicamente os gestores e profissionais, a Secretaria realizou webnários sobre estratificação de risco gestacional e encontros estaduais voltados à integração dos comitês regionais. A SES também promoveu oficinas de planejamento e seminários que discutem o fortalecimento das políticas de atenção integral à saúde das mulheres em todas as fases da vida, ampliando a troca de experiências e a qualificação das práticas de cuidado.
Além disso, 19 oficinas regionais qualificaram gestores e profissionais sobre os novos indicadores do programa. O acompanhamento dos resultados ocorre de forma sistemática por meio da plataforma Monitora Saúde, que permite o acompanhamento em tempo real do desempenho dos municípios.
Reforço
O suporte da gestão aos municípios vai além da capacitação. Desde o início do, o Programa Cuidar de Todos distribuiu mais de 865 mil equipamentos e 101 mil kits de saúde bucal, beneficiando Unidades de Saúde da Família e equipes da Estratégia Saúde da Família em todas as regiões do Maranhão.
Instituído em 2023, o Programa Cuidar de Todos é uma política do Governo do Maranhão regulamentada por lei estadual. O programa estabelece um pacto de cooperação técnica entre o Estado e os municípios, com o propósito de fortalecer a Atenção Primária e melhorar os resultados de saúde da população maranhense.
O acompanhamento do pré-natal, a ampliação da cobertura vacinal e a redução das internações evitáveis são expressões desse compromisso, que busca garantir um cuidado mais próximo, efetivo e humano em todo o território maranhense.
Geral Especialistas criticam retórica de governadores sobre combate ao crime
Geral Fim de semana do Dia de Finados deve levar 600 mil a cemitérios do DF
Geral Mega-Sena acumula e pagará R$ 41 milhões dia 4
Falhas em Voo Passageiro morre após pouso alternado de voo da Gol em Confins
Piauí Projeto social da PM atende mais de dois mil jovens em situação de vulnerabilidade no Piauí
Geral Hoje é Dia: tragédia de Mariana, favelas e radialistas em destaque
Governo Sagrima inicia nova fase do programa Tempo de Semear com entrega de cartões aos agricultores familiares
Governo Estado inaugura obras de infraestrutura e garante mobilidade e desenvolvimento para Vitorino Freire
Piauí Piauí consolida avanços com recordes em diversas áreas, obras estruturantes e liderança em tecnologia Mín. 23° Máx. 39°