
Consolidada como coração digital do Estado, a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí – Etipi está fortalecendo a infraestrutura que sustenta serviços essenciais, ampliando a proteção de dados e entregando soluções que elevaram o Piauí a um novo patamar de maturidade tecnológica. O ano de 2025 foi marcado por uma atuação inédita do órgão na área de cibersegurança. Graças ao monitoramento contínuo, ao uso de tecnologias de detecção comportamental e à ampliação da capacidade do Núcleo de Operações de Segurança, a Etipi bloqueou e neutralizou mais de 8 milhões de tentativas de ataques cibernéticos ao longo de 2025.
Segundo Cristiano Altino, gerente de Segurança da Informação da Etipi, o volume crescente de ataques reforça a importância de uma estratégia de defesa robusta e permanente. “Estamos lidando com um cenário de ameaças cada vez mais sofisticado. Nosso trabalho é antecipar riscos e atuar de forma proativa, garantindo que os serviços do Estado continuem funcionando com segurança e estabilidade. A proteção dos dados do cidadão é uma prioridade absoluta para nós”, afirma o gerente.
Para a Etipi, o número expressivo evidencia o aumento das ameaças no setor público, mas, sobretudo, demonstra a eficiência da estratégia de defesa e o compromisso do Estado em proteger dados que estão sob a sua guarda.

Com uma operação mais madura e melhor equipada, o Núcleo de Operações da Etipi fortaleceu sua capacidade de análise e resposta, com monitoramento 24/7 de sistemas críticos, ações inteligentes para antecipar ameaças, redução no tempo de resposta a incidentes, detecção avançada baseada em comportamento e ameaças, além do reforço estrutural que vem garantindo mais previsibilidade e agilidade na contenção de riscos.
Data center da Etipi é um dos mais modernos do Brasil
Em um ano marcado por grandes desafios e crescentes ameaças digitais, a Etipi respondeu com estratégia e inovação, transformando 2025 em um marco para a segurança digital e para a operação tecnológica do governo.
No centro dessa operação está o Data Center da Etipi. Certificado pela ABNT e reconhecido como um dos mais modernos do Brasil, a estrutura abriga serviços críticos do Governo do Piauí, com padrões elevados de disponibilidade, climatização, redundância e segurança, garantindo performance e estabilidade para aplicações de alto impacto social da saúde à gestão financeira.

O equipamento hospeda mais de mil máquinas virtuais e armazena 630 terabytes de informações e reproduções. Segundo a Etipi, em 2025, o data center se consolidou como um dos principais diferenciais competitivos do Piauí enquanto Estado digital, atraindo visitantes, gestores públicos e especialistas interessados em conhecer sua arquitetura e operação.
Cultura de segurança para todo o governo
Além de investir em tecnologia, 2025 também foi um ano de fortalecimento da cultura de segurança da informação. Na Etipi, capacitações, campanhas educativas e treinamentos reduziram vulnerabilidades humanas, uma das principais portas de entrada para incidentes.
Rotinas contínuas de varredura e correção fortaleceram a blindagem dos principais serviços estaduais, incluindo plataformas de serviços, portais de atendimento ao cidadão e sistemas de dados estratégicos.
Parcerias com instituições de ensino e outras entidades ajudaram a criar uma rede colaborativa de defesa cibernética. Equipes de cibersegurança da Etipi participaram de eventos e ministraram cursos sobre a temática, ampliando o conhecimento e prevenção aos riscos digitais.

Mais serviços para o cidadão
Segundo o órgão, os avanços tecnológicos e a proteção reforçada garantem ao cidadão serviços mais estáveis, mais rápidos, mais seguros e com maior disponibilidade.
A confiança da população no ambiente digital público cresceu à medida que o Estado reforçou sua capacidade de proteger dados e manter plataformas essenciais sempre operantes.
De acordo com a Etipi, o Estado finaliza o ano mais protegido, mais moderno e mais confiante e entra em 2026 pronto para ampliar sua presença digital com inovação, inteligência e, principalmente, segurança.
Piauí Governo do Piauí realiza leilão para venda de bens inservíveis do Estado nesta sexta (6)
Geral Divisão de elite da Guarda Municipal do Rio começa a atuar em março
Piauí Fevereiro é o último mês para pagamento do IPVA 2026 com desconto no Piauí Mín. 23° Máx. 34°