
Consolidada como coração digital do Estado, a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí – Etipi está fortalecendo a infraestrutura que sustenta serviços essenciais, ampliando a proteção de dados e entregando soluções que elevaram o Piauí a um novo patamar de maturidade tecnológica. O ano de 2025 foi marcado por uma atuação inédita do órgão na área de cibersegurança. Graças ao monitoramento contínuo, ao uso de tecnologias de detecção comportamental e à ampliação da capacidade do Núcleo de Operações de Segurança, a Etipi bloqueou e neutralizou mais de 8 milhões de tentativas de ataques cibernéticos ao longo de 2025.
Segundo Cristiano Altino, gerente de Segurança da Informação da Etipi, o volume crescente de ataques reforça a importância de uma estratégia de defesa robusta e permanente. “Estamos lidando com um cenário de ameaças cada vez mais sofisticado. Nosso trabalho é antecipar riscos e atuar de forma proativa, garantindo que os serviços do Estado continuem funcionando com segurança e estabilidade. A proteção dos dados do cidadão é uma prioridade absoluta para nós”, afirma o gerente.
Para a Etipi, o número expressivo evidencia o aumento das ameaças no setor público, mas, sobretudo, demonstra a eficiência da estratégia de defesa e o compromisso do Estado em proteger dados que estão sob a sua guarda.

Com uma operação mais madura e melhor equipada, o Núcleo de Operações da Etipi fortaleceu sua capacidade de análise e resposta, com monitoramento 24/7 de sistemas críticos, ações inteligentes para antecipar ameaças, redução no tempo de resposta a incidentes, detecção avançada baseada em comportamento e ameaças, além do reforço estrutural que vem garantindo mais previsibilidade e agilidade na contenção de riscos.
Data center da Etipi é um dos mais modernos do Brasil
Em um ano marcado por grandes desafios e crescentes ameaças digitais, a Etipi respondeu com estratégia e inovação, transformando 2025 em um marco para a segurança digital e para a operação tecnológica do governo.
No centro dessa operação está o Data Center da Etipi. Certificado pela ABNT e reconhecido como um dos mais modernos do Brasil, a estrutura abriga serviços críticos do Governo do Piauí, com padrões elevados de disponibilidade, climatização, redundância e segurança, garantindo performance e estabilidade para aplicações de alto impacto social da saúde à gestão financeira.

O equipamento hospeda mais de mil máquinas virtuais e armazena 630 terabytes de informações e reproduções. Segundo a Etipi, em 2025, o data center se consolidou como um dos principais diferenciais competitivos do Piauí enquanto Estado digital, atraindo visitantes, gestores públicos e especialistas interessados em conhecer sua arquitetura e operação.
Cultura de segurança para todo o governo
Além de investir em tecnologia, 2025 também foi um ano de fortalecimento da cultura de segurança da informação. Na Etipi, capacitações, campanhas educativas e treinamentos reduziram vulnerabilidades humanas, uma das principais portas de entrada para incidentes.
Rotinas contínuas de varredura e correção fortaleceram a blindagem dos principais serviços estaduais, incluindo plataformas de serviços, portais de atendimento ao cidadão e sistemas de dados estratégicos.
Parcerias com instituições de ensino e outras entidades ajudaram a criar uma rede colaborativa de defesa cibernética. Equipes de cibersegurança da Etipi participaram de eventos e ministraram cursos sobre a temática, ampliando o conhecimento e prevenção aos riscos digitais.

Mais serviços para o cidadão
Segundo o órgão, os avanços tecnológicos e a proteção reforçada garantem ao cidadão serviços mais estáveis, mais rápidos, mais seguros e com maior disponibilidade.
A confiança da população no ambiente digital público cresceu à medida que o Estado reforçou sua capacidade de proteger dados e manter plataformas essenciais sempre operantes.
De acordo com a Etipi, o Estado finaliza o ano mais protegido, mais moderno e mais confiante e entra em 2026 pronto para ampliar sua presença digital com inovação, inteligência e, principalmente, segurança.
Piauí Piauí chega a 72% em percentual de ruas calçadas na zona urbana dos municípios
Tragédia Incêndio em prédio mata dentista, mulher e filha no interior de SP
Piauí Interpi consolida transformação digital e amplia serviços online como forma de ampliar o acesso do cidadão
Polícia Apreensão de arma, drogas e dinheiro em ação policial na zona Leste de Teresina
Geral O ano de 2025 pelas lentes da Agência Brasil
Resgate Menino de 2 anos sai de casa sem a família perceber, anda sozinho por 2 km e é encontrado próximo a açude
Piauí DER realiza intervenção no elevado da Miguel Rosa; trânsito deve ser normalizado até o fim da tarde de hoje (21)
Piauí DER realiza intervenção no Viaduto da Miguel Rosa; trânsito deve ser normalizado até o fim da tarde de hoje (21)
Governo Maranhão recebe capacitação do Ministério da Saúde para adoção do método contraceptivo subdérmico Mín. 22° Máx. 31°