Terça, 28 de Outubro de 2025
37°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Internacional Recírio 2025

Fiéis lotam Belém para celebrar o Recírio e encerrar a Festividade Nazarena

Último dia de homenagens à Nossa Senhora de Nazaré reuniu milhares de devotos e marcou a despedida da imagem original até 2026.

28/10/2025 às 09h10
Por: Amanda Lafayette Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
Foto: Reprodução/ Reuters/Anderson Coelho/Agência Brasil
Foto: Reprodução/ Reuters/Anderson Coelho/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (27), milhares de devotos católicos se reuniram em Belém (PA), para celebrar o Recírio, que marca o encerramento da Festividade Nazarena 2025. A programação começou com uma missa na Praça do Santuário, seguida da Romaria do Recírio, a 14ª e última procissão do ciclo de homenagens à Nossa Senhora de Nazaré.

Após a romaria, os fiéis acompanharam a subida da imagem original de “Nazinha” — como é carinhosamente chamada — ao Glória do Altar-Mor da Basílica Santuário, onde permanecerá até o início da próxima festividade, em 2026.

Realizada desde 1859, a procissão do Recírio mantém viva uma tradição de mais de 160 anos. Este ano, o evento contou com a presença do novo arcebispo metropolitano de Belém, dom Júlio Endi Akamine, que participou pela primeira vez da celebração.

"Uma coisa é quando a gente ouve o testemunho das pessoas, outra é quando a gente participa pessoalmente do Círio de Nazaré. Eu fui muito impactado por esta partilha das pessoas que relataram a experiência. Então, em todos os lugares por onde a gente passou, dava para ver isso na face, no rosto das pessoas. Mesmo que passando muito rapidamente, era evidente este transbordamento. Transbordamento de pessoas, transbordamento de devoção à Nossa Senhora, de amor à Nossa Senhora de Nazaré", relatou o arcebispo. 

O Círio de Nazaré, considerado a maior festa católica do Brasil, reuniu cerca de 2,5 milhões de romeiros no último dia 12 de outubro, data da procissão principal, que percorreu 52,3 quilômetros. Aproximadamente 100 mil turistas visitaram Belém para acompanhar o evento.

Além da capital, as cidades de Ananindeua e Marituba, na região metropolitana, também receberam os fiéis durante as celebrações. Em novembro, Belém sediará a 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), o que trouxe ainda mais visibilidade à cidade neste período.

Reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o Círio de Nazaré é símbolo de fé e identidade paraense, além de impulsionar a economia local, com impacto positivo nos setores de hotelaria, alimentação, transporte e comércio.

A edição de 2026 do Círio de Nazaré já tem tema definido: “Maria, missionária que nos dá Jesus”.

(Foto: Reprodução/ Círio de Nazaré)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias