
O prefeito de Altos, Maxwell da Mariinha, ingressou com um recurso no Tribunal de Contas da União (TCU) para suspender parcialmente a fiscalização que investiga supostas irregularidades nas matrículas em tempo integral registradas pelo município entre 2020 e 2022. O aumento no número de alunos declarados elevou os repasses do Fundeb de R$ 18 milhões para cerca de R$ 57 milhões em três anos.
O Acórdão nº 2028/2025, relatado pelo ministro Walton Alencar Rodrigues, determinava que o Inep realizasse, em até 180 dias, uma vistoria em Altos para verificar a exatidão das matrículas e identificar possíveis responsáveis por inconsistências. No entanto, despacho posterior do ministro Jhonatan de Jesus concedeu efeito suspensivo a parte das medidas, até o julgamento definitivo do pedido de reexame.
A defesa do prefeito argumenta que o aumento nas matrículas é resultado da ampliação da oferta educacional e da transição para o ensino integral, iniciada em 2021. Segundo a gestão, o município alugou espaços esportivos e culturais para atender alunos enquanto novas salas eram construídas.
Em 2025, a prefeitura informou ter construído 60 novas salas de aula em escolas da rede municipal. As obras, segundo o Sindicato dos Servidores Municipais, atrasaram o início do ano letivo, mas reforçam a estrutura física da rede.
A Prefeitura de Altos afirma que a fiscalização do Inep e da Controladoria-Geral da União (CGU) está em andamento e deve comprovar a veracidade das matrículas. A administração classificou a denúncia como “sem fundamento e de cunho político”.
O processo segue em tramitação sob o número 038.999/2023-4, na Unidade de Auditoria Especializada em Recursos do TCU.
Operação Suspeitos de manter família refém em chácara de Altos são presos pela PM
Confronto Suspeito morre em confronto durante cumprimento de mandado no Norte do Piauí
Altos Polícia realiza operação integrada e cumpre 24 mandados contra facção em Altos
Altos Adolescente que estava desaparecida em Altos retorna para casa após cinco dias
Roubo Motocicleta é furtada em frente a casa no bairro Cidade Nova, em Campo Maior
Skunk PRF flagra 62 tabletes de skunk escondidos em caçamba após abordagem na BR-343, em Piripiri
Menor Dono de bar é preso após vender bebida alcoólica para adolescente de 16 anos em Capitão de Campos Subtítulo:
Racha Adolescente de 13 anos é apreendido após participar de racha com bicicleta motorizada em Campo Maior
Agressão Homem é preso após invadir casa da ex e agredir filho com barra de ferro na zona rural de Altos
Mín. 23° Máx. 32°