Quinta, 09 de Outubro de 2025
35°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Saúde Saúde - PI

Zé Gotinha anima crianças em dia especial de vacinação promovido pela FMS em Teresina

Com atividades lúdicas e horário estendido, ação busca ampliar cobertura vacinal infantil e conscientizar famílias sobre a importância da imunização

09/10/2025 às 09h14 Atualizada em 09/10/2025 às 10h31
Por: Vanilson Brito
Compartilhe:
Zé Gotinha anima crianças em dia especial de vacinação promovido pela FMS em Teresina

Neste domingo (12), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove o Imuniza Teresina, uma iniciativa voltada para ampliar a cobertura vacinal entre crianças na capital. A ação acontece no posto de vacinação do Teresina Shopping, na zona Leste, com funcionamento estendido das 10h às 22h.

A mobilização integra a campanha nacional de multivacinação e tem como objetivo incentivar a população a completar seus esquemas vacinais. De acordo com Emanuelle Dias, coordenadora de Imunização da FMS, o evento contará com atividades lúdicas para atrair o público infantil.

“Queremos receber todas as crianças com acolhimento e diversão. Teremos pintura facial, animadores e a presença do Zé Gotinha, que sempre anima os pequenos”, destacou.

Em Teresina, as vacinas com menor índice de cobertura são contra poliomielite e tríplice viral — que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. O Ministério da Saúde também reforça o alerta para a imunização contra o sarampo.

Emanuelle Dias orienta que todos que não tenham registro de doses no cartão de vacina devem procurar os postos para atualização. O esquema vacinal prevê duas doses até os 29 anos e dose única a partir dos 30. Ela também reforça a importância da vacinação contra a dengue, disponível para crianças de 10 a 14 anos, e contra o HPV, destinada a meninos e meninas de 9 a 14 anos. Até dezembro, jovens de 15 a 19 anos também estão contemplados com a vacina contra o HPV.

Embora o foco seja o público infantil, adolescentes e adultos também podem se vacinar. Mesmo sem o cartão de vacinação, basta apresentar o CPF ou o cartão do SUS.

“O ideal é levar o cartão de vacina, mas se não tiver, os documentos são suficientes. A equipe verifica nos sistemas e inicia ou continua o esquema vacinal conforme a faixa etária”, explicou a coordenadora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias