Um paciente de 51 anos está internado em um hospital particular de Teresina (PI) com suspeita de intoxicação por metanol, substância tóxica possivelmente presente em uma bebida alcoólica consumida recentemente. Ele apresentou problemas renais e será submetido a exames nesta terça-feira (7) para confirmar o diagnóstico.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que este é o primeiro caso notificado de intoxicação exógena por metanol na capital. Outros dois casos semelhantes estão sendo investigados em Parnaíba, no litoral do estado. Os pacientes foram atendidos no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), receberam alta e aguardam os resultados dos exames laboratoriais.
De acordo com a FMS, o paciente de Teresina deu entrada na rede privada de saúde no dia 2 de outubro, após apresentar sintomas compatíveis com intoxicação por metanol. O caso está sendo acompanhado e os exames confirmatórios estão sendo realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN-PI).
Ainda segundo a nota oficial, o homem teria ingerido um destilado recém-adquirido e começou a sentir os primeiros sintomas no dia seguinte. Após alguns dias, procurou atendimento médico e passou por sessões de hemodiálise, com boa resposta ao tratamento até o momento.
A população pode ajudar nas investigações denunciando a comercialização de bebidas adulteradas à Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC) e ao PROCON.
Casos de suspeita ou confirmação de intoxicação devem ser comunicados imediatamente aos seguintes canais:
CIEVS Teresina: [email protected]
CITOX Piauí: 0800-280-3661 ou (86) 98178-8257
As autoridades reforçam a importância da vigilância e do consumo consciente, especialmente diante do risco de contaminação por substâncias perigosas como o metanol.
Mín. 27° Máx. 40°