
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros 16 chefes de Estado e de governo assinaram, nesta segunda-feira (22), uma carta conjunta em defesa da transição energética justa e equitativa. O texto destaca a urgência em acelerar a produção e o consumo de energias limpas, tendo como referência os compromissos assumidos na COP28.
A divulgação do acordo ocorreu em Nova York, nos Estados Unidos, durante a abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e a realização da New York Climate Week. O documento também prepara terreno para as discussões que acontecerão na COP30, em Belém, no mês de novembro.
Segundo o texto, os investimentos em energia limpa já superam os destinados a combustíveis fósseis, mas persistem desigualdades regionais, como o baixo financiamento em países africanos e asiáticos.
Os líderes anunciaram a criação do Fórum Global de Transições Energéticas ─ espaço de cooperação entre governos, bancos, empresas e instituições internacionais ─ para ampliar investimentos, reduzir riscos e apoiar países em desenvolvimento.
A meta definida é instalar 11 terawatts de capacidade em energias renováveis até 2030, além de triplicar a geração limpa e dobrar a eficiência energética no mesmo período.
O texto também aponta a necessidade de reformas na arquitetura financeira internacional, para viabilizar investimentos e garantir que compromissos climáticos se transformem em ações concretas.
Segundo os signatários, esta década é decisiva para definir se o mundo conseguirá avançar em direção a um futuro mais sustentável, equitativo e próspero.
Assinam o documento representantes de: Austrália, Bangladesh, Barbados, Brasil, Canadá, República Democrática do Congo, Comissão Europeia, Granada, Haiti, Jamaica, Quênia, Noruega, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Uruguai, Agência Internacional de Energia e Agência Internacional de Energia Renovável.
Tensão na COP 30 Protesto na COP30 termina com segurança ferido e bloqueio na saída da blue zone em Belém
Piauí Segurança hídrica na Caatinga ganha destaque em painel da COP30 com participação do Piauí
Meio Ambiente COP-30: Funceme integra caravana fluvial franco-brasileira em prol do diálogo com comunidades amazônicas
Meio Ambiente COP30: programas AJA e Auxílio Catador são apresentados na Casa da Biodiversidade
Piracema Período da piracema proíbe pesca comercial no Piauí a partir deste sábado (15)
Piauí Centro de Triagem de Animais Silvestres atua na reabilitação de espécies vítimas de queimadas no Piauí
Sustentabilidade Ceará lidera no Nordeste em regularização de imóveis rurais e reforça compromisso com o Código Florestal
Mudanças Climáticas Novo estudo do MapBiomas confirma ligação entre desmatamento e aumento do calor no Brasil
Cadastro Rural Macambira, a gigante rural do Piauí, se prepara para receber 1.540 Cadastros Ambientais Rurais Mín. 24° Máx. 39°