As obras do Centro Estadual da Juventude, no bairro Catarina, zona sul de Teresina, avançam rapidamente e já atingiram 32% de execução. Segundo a Secretaria das Cidades (Secid), responsável pela obra, a entrega está prevista para o primeiro semestre de 2026. Após concluído, o espaço será administrado pela Coordenadoria da Juventude (Cojuv).
Com mais de 4 mil m² de área construída, o centro será um espaço voltado ao fortalecimento de políticas públicas para a juventude piauiense, oferecendo atividades esportivas, educacionais, culturais e de inclusão social.
O coordenador da Juventude, Everton Calisto, destaca que o espaço tem como objetivo ser um local de formação, convivência e protagonismo para a juventude do Piauí. “Este centro será um marco importante na garantia de direitos, pois oferecerá estrutura adequada para a realização de diversas atividades. Sua implantação trará impactos significativos, fortalecendo políticas públicas e criando oportunidades que contribuem diretamente para o desenvolvimento integral dos jovens piauienses, promovendo inclusão e abrindo novas perspectivas de futuro”, explica o coordenador.
Entre os serviços em andamento, destaca-se a edificação principal, com fundações e alvenaria finalizadas, prontas para receber a estrutura da laje. O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) está sendo instalado, para garantir o aterramento elétrico, e já foi iniciada também a escavação da estrutura da guarita.
Os campos de areia e grama estão na fase de aterramento e compactação. As quadras esportivas, por sua vez, já receberam o material responsável pela drenagem da água da chuva, etapa essencial para a durabilidade. A área da pista de skate foi delimitada para início da construção da estrutura.
A secretária das Cidades, Vilani Silva, frisa que o centro oferecerá oportunidades de desenvolvimento integral em vários aspectos fundamentais para o jovem, além de garantir espaços seguros de convivência e fortalecimento de vínculos comunitários. “Ações como essa reduzem a exposição à violência e ao ócio improdutivo, abre portas para inclusão social, fortalece autoestima e gera alternativas reais de transformação de vida desses jovens”, afirma a gestora.
A futura estrutura contará com campo de futebol, quadra de areia para vôlei ou outras modalidades, praça esportiva com pista de skate, estacionamento, além de espaços internos como auditório, recepção, banheiros, salas de aula e de informática, ambiente multiuso, área administrativa, copa, almoxarifado e setores de atendimento psicológico e social.
O espaço será equipado com internet gratuita, computadores e servirá como ponto de apoio para capacitações e atividades formativas voltadas à juventude. A localização, próxima à Rodoviária de Teresina, deve facilitar o acesso para moradores de diferentes regiões da cidade.
Mín. 24° Máx. 39°