A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), por meio dos auditores-fiscais, Renata Damasceno, Fabrício Lima e Francisco Inácio, realizou nos dias 08 e 09 de setembro a fiscalização e monitoramento em unidades de produção de soja no município de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. A ferrugem asiática é considerada a principal ameaça fitossanitária à cultura da soja no Brasil, capaz de provocar grandes prejuízos econômicos e comprometer a produtividade das lavouras.
A ação é parte do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS) e teve como objetivo verificar as inscrições das Unidades de Produção e o controle da doença.
A atuação da Agência reforça o compromisso do Estado com a sustentabilidade da cadeia produtiva da soja, uma cultura que tem se consolidado cada vez mais no Ceará. “O cumprimento das medidas de defesa vegetal garante lavouras mais sadias, reduz custos com fungicidas, protege a renda dos produtores e fortalece a competitividade do agronegócio local”, destaca o gerente de sanidade vegetal e certificação fitossanitária, Gleyber Cartaxo.
Mín. 25° Máx. 40°