
Em meio a tensões crescentes com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Rússia e Belarus iniciaram nesta sexta-feira (12) o exercício militar conjunto “Zapad-2025”, próximo à fronteira com a Polônia. A movimentação ocorre dois dias após drones russos terem sido abatidos por forças polonesas ao invadirem o espaço aéreo do país.
Segundo o Ministério da Defesa russo, a primeira fase do treinamento simula a defesa contra um ataque ao chamado Estado da União — aliança entre Rússia e Belarus. A segunda etapa prevê a restauração da integridade territorial e a eliminação do inimigo, com apoio de forças aliadas.
O Kremlin minimizou as preocupações europeias, classificando-as como “respostas emocionais” motivadas por hostilidade contra Moscou. Já os países ocidentais interpretaram o episódio dos drones como uma provocação deliberada, o que foi negado pela Rússia, que alegou ter realizado ataques na Ucrânia sem intenção de atingir alvos na Polônia.
Diante do cenário, o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, anunciou o fechamento da fronteira com Belarus à meia-noite de quinta-feira. A Polônia também iniciou seu próprio exercício militar, denominado “Iron Defender”, com cerca de 30 mil soldados mobilizados, sendo 5 mil posicionados na fronteira. A Lituânia reforçou sua segurança na região.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou que a incursão dos drones pode ter sido um erro, mas expressou preocupação com o agravamento da situação.
Segurança Governadores do Nordeste reforçam união no combate ao crime organizado em reunião com Lewandowski
Geral Podcast Ajudante Digital, da Radioagência Nacional, completa um ano
Acidente - PI Acidente na PI-112 deixa dois ciclistas mortos
Piauí Durante operação, Imepi identifica suspeita de fraude eletrônica em cerca de 40 placas de postos de combustíveis
Piauí Durante operação, Imepi identifica cerca de 40 placas com suspesteita de fraude eletrônica em postos de combustíveis
Piauí Operação Carbono Oculto: Imepi identifica cerca de 40 placas de postos de combustíveis com suspeita de fraude
Piauí Operação Carbono Oculto: Imepi identifica cerca de 40 de postos de combustíveis com suspeita de fraude
Geral Porto do Pecém quebra novo recorde e já ultrapassa movimentação de contêineres de 2024 a dois meses do fim do ano
Piauí Governo do Piauí e Fiocruz fortalecem ações do programa Meninas e Mulheres na Ciência Mín. 25° Máx. 39°