
A cidade de Sorocaba (SP) completou 371 anos no último dia 15 de agosto e vem demonstrando cada vez mais sua ascensão no mercado imobiliário. De acordo com dados noticiados em matéria da Exame, a cidade apareceu nas primeiras posições do Índice de Demanda Imobiliária (IDI Brasil), sendo a única fora das capitais a aparecer no ranking.
Tal levantamento busca medir a atratividade de novos projetos, dando destaque aqueles com maior demanda por moradia. De acordo com a Secovi-SP, o primeiro trimestre de 2025 registrou o lançamento de 1.256 imóveis residenciais na cidade de Sorocaba, alcançando uma alta de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Para Renan Persio dos Santos, diretor de incorporações da Construlike, incorporadora do Grupo Prohidro, a ascensão da cidade tem se dado por diversos fatores, tais como: localização estratégica, base industrial diversificada e qualidade de vida.
"Sorocaba tem se consolidado como polo imobiliário por oferecer um fácil acesso a São Paulo e importantes rodovias, como a Castello Branco e a Raposo Tavares, atraindo investimentos e empresas, também devido a sua base industrial que gera empregos contínuos, impulsionando o crescimento populacional e migratório. Além disso, soma-se a qualidade de vida oferecida, que inclui infraestrutura urbana e de lazer, combinada a um custo de vida e de moradia mais acessível em comparação com a capital e outras cidades do interior, como Campinas, Indaiatuba e Ribeirão Preto", afirma.
Para ele, algumas regiões se destacam um pouco mais pela valorização imobiliária em relação a outras. "A Região do Campolim mantém sua posição como área nobre, com valorização constante pela infraestrutura, incluindo shoppings, escolas e acesso facilitado. O Alto da Boa Vista ganha destaque pela proximidade com o centro administrativo e rodovias, além de novos projetos residenciais e áreas verdes, consolidando-se como uma região de ascensão. Na minha visão, uma região que tem alto potencial de valorização é a Zona Norte, devido à expansão de infraestrutura, comércios e serviços, atraindo novos empreendimentos e moradores", comenta.
Em relação aos lançamentos, Santos afirma que estão sendo moldados por tendências que refletem a busca por qualidade de vida e eficiência. De acordo com o especialista, destacam-se projetos que priorizam a sustentabilidade (eficiência energética, reuso de água), a tecnologia e automação residencial (casas conectadas, infraestrutura digital), e o bem-estar, com amplas áreas de lazer e convivência que vão além do básico.
"Há também um forte foco na flexibilidade dos espaços, com soluções para home office e layouts adaptáveis, e a diversificação de tipologias (apartamentos econômicos e de alto padrão), sempre em localizações estratégicas que oferecem conveniência e acessibilidade", complementa.
Lançamentos do Grupo Prohidro
Diante desse cenário, o Grupo Prohidro projeta lançamentos de novos empreendimentos e tem se organizado para atender os diferentes perfis de públicos que a companhia visa a longo prazo.
"No contexto de crescimento do mercado imobiliário em Sorocaba, o Grupo Prohidro se posiciona estrategicamente através da Construlike, nossa marca de incorporação, focada em projetos Minha Casa Minha Vida premium", explica Santos.
Aproveitando os 37 anos de experiência da Prohidro, a Construlike tem como objetivo oferecer empreendimentos com design moderno, ampla infraestrutura de lazer, com conceito de condomínio clube e soluções inteligentes, buscando superar o padrão do segmento.
"Nossa meta é atender às aspirações de diversos perfis de público, desde jovens adultos em busca do primeiro imóvel até jovens famílias que desejam mais espaço e qualidade de vida, com foco em garantir que o sonho da casa própria seja acessível, mas sem abrir mão do conforto e diferenciais", comenta o diretor de incorporações.
De acordo com o profissional, a infraestrutura urbana da cidade é um pilar central na escolha de áreas para os novos lançamentos da organização. "É preciso analisar meticulosamente a acessibilidade e a mobilidade, buscando locais com boas vias de acesso e proximidade ao transporte público. Além disso, a existência de serviços básicos essenciais e conectividade é mandatário para viabilidade dos projetos", detalha.
"A proximidade a centros de conveniência como comércio, escolas e saúde também é levada em consideração quando pensamos na comodidade dos futuros moradores. Por fim, consideramos o planejamento urbano e o zoneamento da cidade, juntamente com o potencial de crescimento e valorização imobiliária da região, com objetivo de garantir que nossos empreendimentos se integrem e se beneficiem do desenvolvimento de Sorocaba", acrescenta Santos.
Para os próximos anos, ele afirma que a expectativa do setor é otimista e a cidade deve continuar sendo um dos mercados mais promissores do interior paulista. Projeções indicam um crescimento no PIB da construção civil para 2025, em grande parte impulsionado pela retomada e continuidade do programa Minha Casa Minha Vida.
"Estamos projetando um cenário de mercado aquecido em Sorocaba, igualmente em constante expansão nos próximos anos, devido à ampliação da fábrica da Toyota, aumento do parque tecnológico, internacionalização do aeroporto e futura inauguração do Parque Cacau Show", conclui o diretor de incorporações da Construlike.
Para mais informações, basta acessar: https://construlike.com.br/
Economia Empresários veem com expectativa mudanças no vale-alimentação
Negócios Três a cada dez marcas de moda fecham em 5 anos, diz Sebrae
Negócios União entre LABEST e Shell Box leva descontos a motoristas
Negócios Palestra do Bom Dia RH fala sobre vantagem competitiva oculta na liderança
Economia COP30 reforça importância do debate sobre justiça climática
Negócios Decreto sobre plástico define metas de reciclagem até 2026
Trabalho Lula assina decreto que altera regras do Programa de Alimentação do Trabalhador e reduz prazos de repasse a comércios
Psicultura Preços da tilápia sobem com redução da oferta de peixes
Agronegócio Maranhão alcança R$ 12,9 bilhões em valor de produção agrícola e se mantém entre os maiores do Nordeste Mín. 26° Máx. 39°