Nesta segunda-feira (8), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a abertura de mercados para produtos do agro em dois países vizinhos. Para a Argentina, estão concluídas as negociações sanitárias para a exportação de ovos em pó para alimentação animal, matérias-primas de suínos e miúdos suínos “in natura”.
Em nota, o Mapa destacou que, no caso da cadeia suinícola, o setor produtivo nacional terá novas oportunidades de negócio para cortes menos consumidos no mercado doméstico. Em 2024, o agro brasileiro exportou o equivalente a mais de US$ 1,5 bilhão para a Argentina, com destaque para produtos agroflorestais, cacau e café.
Também nesta segunda, o governo anunciou a possibilidade de exportação de chia em grãos para o Paraguai. O negócio, informa o Ministério da Agricultura, pode favorecer pequenos e médios produtores principalmente nos Estados do Centro-Oeste, no oeste paranaense e noroeste do Rio Grande do Sul.
Em 2025, o Brasil exportou cerca de US$ 963 milhões em produtos agropecuários para o Paraguai. Com os dois anúncios de hoje, o agro brasileiro acumula 426 aberturas de mercado desde o início de 2023, segundo o Mapa.
Mín. 21° Máx. 39°