Sábado, 30 de Agosto de 2025
36°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Economia Tarifaço

BNDES avalia suspensão de dívidas de empresas afetadas pelo tarifaço

Medida temporária priorizaria mercadores que trabalham com produtos perecíveis

30/08/2025 às 10h23
Por: Amanda Lafayette Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Fernando Frazão/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Fernando Frazão/Agência Brasil

Durante um encontro com prefeitos nesta quinta-feira (28), o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, informou que o banco estuda suspender a quitação de dívidas para algumas empresas que foram afetadas pelo tarifaço dos Estados Unidos.

A proposta é conhecida como stand-still e foca em empresas que lidam com produtos perecíveis. A medida já foi adotada antes no caso das enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul. 

Ainda conforme o presidente do BNDES, o banco deve fazer uma espécie de caravana nas cidades que forem mais impactadas para explicar aos empresários a parte do Plano Brasil Soberano que envolve crédito. Ao todo, serão R$ 40 bilhões para essas operações em condições diferentes. 

“A equipe vai percorrer os municípios mais afetados e fazer uma audiência pública com os empresários para detalhar as linhas de crédito. Isso para que o processo possa fluir o mais rápido possível, porque o tempo é fundamental na economia”, destacou. 


(Foto: Reprodução/Internet) 

O prefeito de Petrolina (PE), Simão Durando, participou do encontro e falou que entre agosto e outubro costuma ser o período para envio de 2,5 mil contêineres de manga e 700 contêineres de uva aos Estados Unidos. “Viemos junto ao BNDES pedir dilatação de prazos, como também o acesso ao crédito para pequenos, médios e grandes exportadores do Vale do São Francisco”, comentou o prefeito de uma das cidades que é referência na fruticultura no país. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias