
A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi), por meio do Centro de Referência Francisca Trindade, realizou, nessa quinta-feira (28), uma palestra no Centro Educacional de Internação Provisória (CEIP) de Teresina. A atividade foi direcionada a servidores e adolescentes que cumprem medida socioeducativa, diante do recebimento de casos relacionados à violência contra a mulher.
De acordo com a coordenadora técnica do CEIP, Liana Castro, a iniciativa é fundamental para promover reflexão e conscientização. “Muitos adolescentes que aqui chegam cometeram atos infracionais relacionados a esse tema e trazer essa discussão é uma forma de aprendizado, de quebra de padrões e de valorização das mulheres. É um momento importante não apenas para os adolescentes, mas também para nossos servidores, que passam a ter mais conhecimento e consciência sobre aonde buscar ajuda e como agir diante de situações de violência”, destacou.

A assistente social do Centro de Referência da Mulher Francisca Trindade, Nilce Araújo, reforçou a relevância do trabalho preventivo. “Muitos desses adolescentes cresceram em contextos de violência, naturalizando práticas de dominação masculina. Promover essa reflexão é uma oportunidade de transformação, para que possam no futuro construir famílias e relações saudáveis, rompendo com o ciclo da violência”, explicou.
A ação integra as iniciativas da SEMPI de prevenção, sensibilização e educação em direitos humanos, fundamentais para o enfrentamento à violência de gênero e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Geral Explosão de galpão com fogos de artifício mata uma pessoa em São Paulo
Geral Polícia desarticula fabricação ilegal de armas na Baixada Fluminense
Meio Ambiente COP30: Parceria histórica: R$ 100 milhões em investimentos para a preservação da caatinga Mín. 21° Máx. 40°