O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, conduziu nesta terça-feira (5), uma assembléia ordinária com os governadores nordestinos. A pauta do encontro contemplou temas como economia digital, a COP 30, prevista para acontecer no Pará, além do tarifaço imposto pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.
Os estados nordestinos vão apoiar e seguir integralmente as direções adotadas pelo Governo Federal, para minimizar os impactos das tarifas estabelecidas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. A prioridade é proteger empregos e proteger as empresas exportadoras impactadas.
Os governadores aguardam o anúncio das ações em âmbito federal pela equipe do presidente Lula, para definirem estratégias em nível estadual. Setores de fruta, pescado, açúcar, sal, mel, ceras vegetais e pneus, são alguns do mais prejudicados com a taxação do governo americano e devem ser contemplados com benefícios.
“A posição do Consórcio Nordeste e do Governo do Piauí, é apoiar e se alinhar totalmente às iniciativas do Governo Federal nessa temática” declarou Fonteles.
Rafael disse ainda acreditar num possível acordo, que possa adiar o início do “tarifaço” ou ampliar a lista de excessões. No entanto, algumas estratégias de mitigação já estão sendo elaboradas.
“Quanto às compras governamentais para fazer estoques de produtos, o estado também poderá disponibilizar orçamento para compras do governo. Havendo crédito disponibilizado para as empresas, a nossa Badespi (Agência de Fomento do Piauí) também poderá ajudar, em menor proporção, sobretudo as micro e pequenas empresas exportadoras” explicou Fonteles.
Mais cedo, Rafael participou da reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que também tratou do prejuízo para as exportações brasileiras.
COP 30 e Economia Digital
A assembléia também discutiu a participação do Consórcio Nordeste na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30). O evento reunirá lideranças de todo o mundo, em Belém do Pará, no mês de novembro.
Os governadores trataram ainda do projeto desenvolvido em parceria com o Banco Mundial, do estudo sobre o potencial do Nordeste na economia digital. “O tema é muito relevante e está totalmente antenado com as vantagens competitivas da nossa região, sobretudo a energia renovável abundante” finalizou Rafael.
Mín. 22° Máx. 38°