Na madrugada desta quarta-feira (16), um acidente com três veículos - um caminhão, um micro-ônibus e um ônibus - deixou cinco mortos e vários feridos no km 2 da BR-153 em Porangatu, no norte de Goiás.
Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF), parte das vítimas estava em um comboio de quatro ônibus que ia da Universidade Federal do Pará (UFPA) para Goiânia. Os estudantes participariam do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), que começa hoje na Universidade Federal de Goiás.
Dinâmica da colisão
Segundo a PRF, uma carreta invadiu a contramão e bateu no primeiro ônibus, que levava 25 alunos, dois motoristas e um orientador. O motorista e três jovens que estavam no coletivo morreram, assim como o motorista da carreta. O passageiro do caminhão foi socorrido com ferimentos graves.
O segundo coletivo do comboio também foi atingido, mas nenhum passageiro se feriu. Os outros dois veículos não se envolveram na colisão.
Ao iG, os bombeiros do 11º BBM informaram que algumas vítimas ficaram presas nas ferragens. Há pelo menos cinco pessoas em estado gravíssimo - uma delas está no hospital em Porangatu e as outras quatro foram transportadas ao Hospital de Alvorada, no Tocantins.
O resgate foi realizado com apoio do SAMU e da Ecovias do Araguaia. A Polícia Técnico-Científica também esteve no local para investigar as causas do acidente.
Além disso, ainda não há informações sobre a identidade das vítimas.
Segundo a Ecovias do Araguaia, a pista havia sido interditada para a perícia, mas já foi liberada.
UFPA e UNE lamentam acidente
Em nota divulgada nas redes sociais, a Universidade Federal do Pará (UFPA) disse compartilha "o luto que atinge toda a instituição neste momento difícil". A instituição também decretou luto oficial de três dias.
"A Universidade está mobilizada para oferecer todo apoio necessário às famílias e às vítimas envolvidas e manifesta solidariedade, compartilhando o luto que atinge toda a instituição neste momento tão difícil", diz o informe.
Em nota enviada à imprensa, a União Nacional dos Estudantes afirmou que recebeu com "imensa tristeza" a notícia do acidente. Ainda, a organização afirmou que está em contato com os governos do Pará e do Goiás, assim como a UFPA, para prestar apoio às pessoas envolvidas.
"Colocamo-nos à disposição para colaborar com o que for possível nesse momento tão difícil" , diz a nota.
Lula presta condolências
O presidente Lula (PT) também lamentou o acidente. O mandatário tem presença confirmada no congresso da UNE amanhã.
Em post no X, o presidente escreveu que recebeu "com profunda tristeza" a notícia.
"Neste momento de dor, manifesto a solidariedade às famílias e amigos das vítimas e aos colegas, professores e a toda a comunidade universitária atingida. Que as famílias encontrem conforto e amparo para atravessar este momento tão difícil", completou.
Mín. 20° Máx. 36°