
O clima esquentou no Legislativo municipal de Teresina-PI durante a sessão que debateu o projeto de lei que regulamenta o uso de banheiros femininos por pessoas trans e travestis na capital. A votação e as discussões da matéria foram marcadas por fortes manifestações e bate-bocas calorosos entre grupos favoráveis e contrários à proposta, refletindo a polarização que o tema evoca na sociedade.
Diante do cenário de tumulto no plenário, o presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel (PDT), veio a público defender a necessidade de equilíbrio e a manutenção do diálogo. O parlamentar ressaltou que o parlamento é a "Casa do Povo" e tem por obrigação garantir que todas as partes interessadas sejam ouvidas de maneira democrática. Enzo reiterou seu respeito à autonomia dos demais vereadores, mas destacou que sua condução à frente dos debates buscará priorizar a moderação.
Por outro lado, a ala mais conservadora do parlamento expressou forte oposição à medida. A vereadora Samantha Cavalca (PP) se posicionou formalmente contra a permissão do uso de banheiros femininos por mulheres trans.
A parlamentar justificou sua postura com base em conversas com mulheres cisgênero durante as audiências na Câmara. Segundo Cavalca, a maior parte desse público rejeita a divisão dos espaços sanitários. A vereadora levantou preocupações ligadas à segurança e a possíveis situações de vulnerabilidade às quais as mulheres poderiam ser expostas nesses ambientes de privacidade.
A repercussão do caso também mobilizou lideranças dos direitos humanos. Geovana Cardoso, representante do Movimento de Mulheres Trans Negras, criticou a forma como o tema vem sendo conduzido pelas forças políticas. Para ela, as discussões públicas que envolvem a transgeneridade no Brasil têm sido frequentemente instrumentalizadas de forma oportunista no debate político e social.
Geovana argumentou que a pauta trans só ganha real visibilidade quando se transforma em alvo de disputas ideológicas e eleitorais. Ela lembrou que o Brasil lidera estatísticas alarmantes de violência contra a mulher, cenário que afeta de maneira ainda mais severa as mulheres trans, além de pontuar distorções como o alto consumo de pornografia envolvendo corpos trans no ambiente virtual. A ativista defendeu que o foco central do poder público deveria se concentrar no combate efetivo à violência e na garantia de direitos básicos de sobrevivência e dignidade para a população vulnerável, em vez de palanques ideológicos.
Polícia Federal Polícia Federal apreende R$ 1,09 Milhão e cumpre 36 mandados no Ceará durante operações contra crimes eleitorais
Geral Eleição e inteligência artificial é o tema do Caminhos da Reportagem
Política Sete candidatos concorrem ao governo do Amazonas; veja quem são
Política Conheça os candidatos a governador do Pará nas eleições de 2026
Política Eleições 2026: veja quem são os candidatos ao governo de Rondônia
Legislativo - MS ALEMS vota projeto de combate ao idadismo e pela inclusão geracional
Pesquisa Pesquisa aponta empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro no segundo turno de 2026
Pesquisa Nova pesquisa Datafolha mede impactos do debate na Band e do horário eleitoral na corrida presidencial
Esaclarecimento Prefeito de Altos nega fraude em concurso público e aciona a polícia contra fake news
Mín. 24° Máx. 43°