O governo federal está analisando a possibilidade de antecipar o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2025.
Interlocutores do governo confirmam que o Ministério da Previdência Social já solicitou para a equipe econômica responsável a liberação antecipada do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS.
Se a antecipação for aprovada, esse será o sexto ano consecutivo que o 13º salário do INSS é pago no começo do ano – já que desde a pandemia de Covid-19, em 2020, o benefício tem sido liberado no primeiro semestre.
O calendário tradicional do INSS prevê a liberação do 13º salário a partir de agosto de cada ano, mas se for antecipado e seguir o padrão dos últimos anos, a liberação da primeira parcela deve começar a ser paga no final de abril.
O 13º salário do INSS é pago em duas parcelas, assim como o 13º salário dos trabalhadores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho, e a primeira parcela corresponde a metade do valor do benefício, sem descontos. Já a segunda parcela tem desconto do Imposto de Renda, a depender do valor do benefício.
Vale reforçar que a data de depósito do 13º salário do INSS varia de acordo com o valor que o segurado recebe do INSS e o número final do benefício, sem considerar o dígito. Recebem primeiro, tradicionalmente, quem recebe até um salário mínimo.
Mín. 23° Máx. 31°