
A Polícia Federal prendeu em flagrante um homem no Aeroporto Prefeito Renato Moreira, em Imperatriz, no sul do Maranhão, por transportar ilegalmente medicamentos de comercialização proibida. Segundo a PF, o suspeito estava em posse de 61 canetas do medicamento Mounjaro, usado no tratamento de diabetes tipo 2 e também para emagrecimento, avaliadas em aproximadamente R$ 400 mil.
A prisão ocorreu durante uma fiscalização, quando os policiais identificaram que o homem transportava grande quantidade do medicamento sem a devida comprovação legal de aquisição. As canetas de Mounjaro foram importadas de Londres, na Inglaterra, e seriam destinadas a pessoas jurídicas no Maranhão. No entanto, a venda do medicamento é restrita a pessoas físicas que apresentem a documentação exigida pela Anvisa para importação e uso próprio, conforme previsto na RDC nº 81/2008 e RDC nº 488/2021.
Além dos medicamentos, foram apreendidos com o suspeito quatro aparelhos celulares sem nota fiscal. Diante das irregularidades, ele foi autuado pelos crimes de descaminho e contrabando.
O homem foi encaminhado às autoridades competentes para a adoção dos procedimentos cabíveis.
Crime e penalidades
O crime de descaminho ocorre quando há a importação ou exportação de produtos sem o devido pagamento de tributos. No caso do medicamento Mounjaro, ele foi trazido ao Brasil sem comprovação legal, o que se enquadra nessa infração e pode pegar pena de 1 a 4 anos.
Já o contrabando se caracteriza pela importação ou exportação de produtos cuja comercialização é proibida no Brasil. No caso em questão, o medicamento tem regras rígidas de importação, e sua venda sem autorização configura contrabando e pode pegar éna de 2 a 5 anos, além da apreensão da mercadoria.
Além disso, o investigado pode ser enquadrado em infrações sanitárias, conforme normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que pode gerar sanções administrativas, multas e até a interdição de atividades comerciais.
Polícia Suspeitos de assalto a agência do Bradesco são mortos pela polícia no MA
Fiscalização Conselho Regional flagra homem praticando fisioterapia de forma ilegal no interior do MA
Benefício Mais de 200 mil candidatos são pré-aprovados para sorteio da CNH Social no MA; veja a listaMais de 200 mil candidatos são pré-aprovados para sorteio da CNH Social no MA
Mín. 27° Máx. 40°