
O governador Elmano de Freitas participou, nesta quarta-feira (5), da cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para integração entre agricultura irrigada e segurança energética entre os Ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa); da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR); e o Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília. A ação busca ajudar na adaptação do setor agropecuário às mudanças climáticas, enquanto fortalece a segurança alimentar e energética, e gera benefícios socioeconômicos.
O chefe do Executivo Cearense enfatizou a importância dessa iniciativa que busca superar desafios como a insuficiência de infraestrutura energética e a baixa adoção de tecnologias modernas, com práticas alinhadas ao Plano ABC+ (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono). “Neste evento se fez uma aliança para garantir energia para os nossos perímetros irrigados, para favorecer a modernização dos nossos perímetros e assim garantir maior oportunidade de emprego, de renda para o nosso povo”.
E completou: “O Ceará tem uma grande produção de frutas e de verduras, muito bem utilizando de irrigação, e esse programa do Governo Federal muito ajudará a nos desenvolvermos ainda mais e recuperamos perímetros irrigados que temos no estado”.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, apontou que o momento mostra uma “estratégia clara para crescer” e “gerar oportunidades para a população”. “Este ACT que assinamos demonstra que o governo tem uma estratégia clara para crescer, desenvolver e gerar oportunidades para o bem de toda a população brasileira. Vamos expandir a agricultura irrigada no Brasil de forma sustentável, promovendo inclusão socioeconômica e segurança energética”, destacou o ministro.
Para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o acordo que leva ampliação da agricultura irrigada, ligada a práticas de energia limpa, é uma “ação concreta” para o desenvolvimento. “A Aliança entre os ministérios garante uma ação concreta para o bem de milhões de brasileiras e brasileiros. Vamos levar nossa energia de forma ainda mais robusta às lavouras e incentivar os agricultores a irrigarem suas culturas de maneira mais eficaz, aproveitando melhor a água e a luz do sol para aumentar a produtividade no campo”.
A ampliação da agricultura irrigada é vista como uma ferramenta estratégica para o aumento da produtividade, trazendo benefícios socioeconômicos, como a criação de até 1,2 empregos por hectare irrigado e a melhoria da renda dos produtores rurais.
Crédito rural Governo amplia lista de municípios que podem acessar crédito de R$ 12 bilhões do BNDES
Agronegócio Curso ensina técnicas de roça sustentável para agricultores familiares em Balsas
Desenvolvimento Piauí combate a seca com dessalinização e fomento à produção rural
Agricultura Familiar Pesquisa: jovens rurais do Piauí têm mais estudo e permanência no campo
Piauí II Feira da Agricultura Familiar do Piauí encerra com sucesso de vendas e público
Piauí Feira da Agricultura Familiar reúne produtores e se consolida como vitrine da produção piauiense
Piauí Produção quilombola é destaque na II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí
Piauí Refeições com ingredientes da agricultura familiar são destaques em feira
Sustentabilidade Embrapa busca gerar crédito de carbono para propriedades rurais de babaçu no Maranhão Mín. 22° Máx. 39°