O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Brasil, reconhecido internacionalmente por já tirar milhões de famílias da fome. O Governo Federal relançou o programa com mais proteção às famílias, com um modelo de benefício que considera o tamanho e as características familiares. Aqueles com três ou mais pessoas passarão a receber mais do que uma pessoa que vive sozinha.
Além de garantir renda para as famílias em situação de pobreza, o Programa Bolsa Família busca integrar políticas públicas, fortalecendo o acesso das famílias a direitos básicos como saúde, educação e assistência social. O Bolsa Família busca promover a dignidade e a cidadania das famílias, também pela atuação em ações complementares por meio de articulação com outras políticas para a superação da pobreza e transformação social, tais como esporte, ciência e trabalho.
Em entrevista à Rede de Rádios Verdes Campos Sat e à TV Verdes Campos, Roberto Oliveira, consultor e especialista do Bolsa Família, falou sobre as regras de recebimento do benefício. “A média de recebimento do benefício é em torno de 700. Uma vez essas famílias recebendo, elas têm que cumprir as constitucionalidades do sistema de Saúde e da educação para continuar recebendo benefício, porque às vezes ocorre que a pessoa não cumpre essas condicionalidades e acaba perdendo a condição também de estar e continuar recebendo o benefício”, explicou Roberto Oliveira.
Roberto Oliveira esclareceu sobre o motivo que muitas vezes pode ocorrer da suspensão do benefício. “Às vezes a pessoa está recebendo esse benefício e não sabe porque bloqueou, porque cancelou e às vezes o motivo está na própria família. Então, é importante os pais não só matricularem as crianças nas escolas, mas também devem saber como está o acompanhamento dos filhos nas escolas”, esclareceu o especialista.
Mín. 24° Máx. 37°