Quinta, 21 de Novembro de 2024
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Agricultura Agricultura

Meias-verdades: o Brasil precisa reduzir a dependência dos fertilizantes importados

Na maioria das vezes, o que a agricultura brasileira faz se resume em transformar insumos importantes em produtos comestíveis para homens e animais

08/11/2024 às 08h55
Por: Helorrany Rodrigues Fonte: G1 Ceará
Compartilhe:
Meias-verdades: o Brasil precisa reduzir a dependência dos fertilizantes importados

Nesse mundo moderno onde os seres humanos estão se deformando fisicamente diante dos smartphones, que manuseamos compulsiva e continuamente em nossas mãos, pouca ou nenhuma vez ousamos levantar os olhos para o horizonte e, de forma serena, nos oportunizamos ver as coisas mundanas mais profundamente.

 

Diuturnamente ouço e vejo que o “Brasil é o celeiro do mundo”. Brada-se aos quatro ventos que nós, brasileiros, tão desprezados pelas grandes potências mundiais, alimentamos o mundo. Oxalá isso fosse uma verdade absoluta. Infelizmente precisamos admitir que isso é apenas uma meia-verdade.

 

Os climas e os solos brasileiros podem sustentar diversas espécies agrícolas. O Brasil é campeão mundial em produção de diversas culturas de grãos. Porém, na maioria das vezes, o que a agricultura brasileira faz se resume em transformar insumos importantes, muitos deles externos, em produtos comestíveis para homens e animais

A realidade desnuda demonstra que nós não somos autossuficientes em muitos insumos imprescindíveis para o crescimento e produção das plantas. 

 

Os fertilizantes, especialmente os nutrientes nitrogênio, fósforo e potássio, encabeçam essa lista. Esses nutrientes correspondem a mais de 80% dos adubos que aplicamos nas lavouras, sendo que importamos acima de 90%, 70% e 50% da totalidade do potássio, nitrogênio e fósforo aplicados anualmente na agricultura brasileira, respectivamente.

Não há solução a curto prazo para a dependência de fertilizantes importados pela agricultura brasileira

Não há solução a curto prazo para a dependência de fertilizantes importados pela agricultura brasileira. Precisamos de políticas públicas para a exploração sustentável das jazidas de potássio e fósforo já prospectadas em território brasileiro e incentivos para a indústria nacional de fertilizantes nitrogenados. 

 

Aos agricultores e técnicos, recomenda-se o uso de boas práticas agrícolas para aumentar ao máximo a eficiência de uso dos fertilizantes “dolarizados”.

 

Enquanto isso, seguimos orgulhosos transformando átomos químicos em comida saudável e nutritiva para a humanidade.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Helorrany
Helorrany
Sobre Helorrany Rodrigues é formada em Rádio e TV pela Comrádio do Brasil, cursou superior Jornalismo (incompleto) e técnica em Gestão Empresarial. Começou sua carreia aos 16 anos. É apresentadora do Jornal Verdes Campos Sat 1ª Edição, na Rede de Rádio Verdes Campos Sat e editora do Portal Verdes Campos. É natural de Curralinhos-PI e os 14 anos idade veio morar em Teresina. Em Teresina, estudou começou a trabalhar e continua com sua história profissional e pessoal.
Teresina, PI Atualizado às 09h07 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 40°

Sex 40°C 22°C
Sáb 40°C 21°C
Dom 41°C 22°C
Seg 38°C 24°C
Ter 35°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias