Em Massapê, município localizado a 244 quilômetros da Capital cearense, os integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) estão fortalecendo o programa Ceará Sem Fome – Política Estadual que leva comida saudável à mesa de cearenses em situação de extrema pobreza.
Na última quinta-feira (31), os AJAs Tatiane Silva, Jovelina Abreu e Ana Claudia visitaram a Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Massapê, local onde funciona uma cozinha social (Unidades Sociais Produtoras de Refeição – USPRs) do Ceará Sem Fome e realizaram a doação de Cheiro Verde, produzidos, por meio dos Planos de ação Comunitários “Mãos na horta” e “Quintal produtivo”.
De acordo com a coordenadora regional do AJA, Conceição Nascimento, as hortaliças são cultivadas pelas jovens em suas próprias residências e após a colheita elas se juntaram para fazer a doação para a cozinha solidária. Ela destaca a importância da iniciativa. “Essas ações são fundamentais para a construção de aprendizagem das AJAs, além de fortalecer a integração das Políticas Estaduais, aqui no município”, pontuou.
Além das atividades de plantação de mudas de hortaliças para doação, os Planos de Ação Comunitários executados pelos AJAs de Massapê, também incentivam o cultivo de hortas orgânicas junto às famílias das comunidades tradicionais, de assentamentos e da Fazenda Jatobá, na Zona Rural do município.
Ana Cláudia é uma das integrantes do Programa AJA e fala com alegria sobre seu trabalho. “Cuidar da horta é uma grande satisfação, pois é toda natural desde o momento da plantação, rega diária e colheita. É muito gratificante distribuir esse Cheiro Verde para o preparo de alimentos de qualidade. Aprendi desde então o valor de ter uma refeição saudável para minha família e para os beneficiários da cozinha”, revela.
A jovem Tatiane Silva também expressa a gratidão em doar o produto fruto de seu esforço e dedicação. “É muito boa a sensação de levar para sua mesa alimento saudável, compartilhar e doar o fruto do meu PAC com a cozinha solidária, que alimenta 100 famílias necessitadas de Massapê”,e acrescenta “O Programa AJA e a execução de meu PAC para mim, foi a minha descoberta, independente dos obstáculos e dificuldade, eu consegui!”, declarou.
Para Socorro Gadelha, que trabalha no preparo das refeições da Cozinha Solidária, as hortaliças doadas pelo AJAs reforçam a qualidade da alimentação produzida e agradeceu a iniciativa. “É um privilégio estar participando e recebendo essas doações que deixam a nossa alimentação mais saudável, mais gostosa… Essas verduras orgânicas, sem agrotóxicos, vem para agregar qualidade na alimentação saudável para os beneficiários do programa Ceará Sem Fome”, disse.
O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma política do Governo do Ceará, criada em 2021, por meio da Lei Estadual nº 17.383, com o intuito de selecionar jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes nos 184 municípios cearenses, para atuação em projetos socioambientais.
O Programa é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e visa estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.
Estão abertas as inscrições para o Programa AJA, em Fortaleza. São 1.500 vagas destinadas para a Capital, conforme o Edital 04/2024 publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 10. As inscrições serão realizadas, exclusivamente de forma eletrônica, através destelink, até o dia 24 de novembro.
Para saber mais, leia: Inscrições abertas para o programa Agente Jovem Ambiental em Fortaleza
Mín. 21° Máx. 32°