Quinta, 21 de Novembro de 2024
25°

Tempo limpo

Teresina, PI

Meio Ambiente Meio Ambiente

Unindo forças: Programa Agente Jovem Ambiental potencializa cozinha solidária do programa Ceará Sem Fome em Massapê

Em Massapê, município localizado a 244 quilômetros da Capital cearense, os integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) estão fortalecendo ...

03/11/2024 às 20h31
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Em Massapê, município localizado a 244 quilômetros da Capital cearense, os integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) estão fortalecendo o programa Ceará Sem Fome – Política Estadual que leva comida saudável à mesa de cearenses em situação de extrema pobreza.

Na última quinta-feira (31), os AJAs Tatiane Silva, Jovelina Abreu e Ana Claudia visitaram a Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Massapê, local onde funciona uma cozinha social (Unidades Sociais Produtoras de Refeição – USPRs) do Ceará Sem Fome e realizaram a doação de Cheiro Verde, produzidos, por meio dos Planos de ação Comunitários “Mãos na horta” e “Quintal produtivo”.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

De acordo com a coordenadora regional do AJA,  Conceição Nascimento, as hortaliças são cultivadas pelas jovens em suas próprias residências e após a colheita elas se juntaram  para fazer a doação para a cozinha solidária. Ela destaca a importância da iniciativa. “Essas ações são fundamentais para a construção de aprendizagem das AJAs, além de fortalecer a integração das Políticas Estaduais, aqui no município”, pontuou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Além das atividades de plantação de mudas de hortaliças para doação, os Planos de Ação Comunitários executados pelos AJAs de Massapê, também incentivam o cultivo de hortas orgânicas junto às famílias das comunidades tradicionais, de assentamentos e da Fazenda Jatobá, na Zona Rural do município.

Ana Cláudia é uma das integrantes do Programa AJA e fala com alegria sobre seu trabalho. “Cuidar da horta é uma grande satisfação, pois é toda natural desde o momento da plantação, rega diária e colheita. É muito gratificante distribuir esse Cheiro Verde para o preparo de alimentos de qualidade. Aprendi desde então o valor de ter uma refeição saudável para minha família e para os beneficiários da cozinha”, revela.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A jovem Tatiane Silva também expressa a gratidão em doar o produto fruto de seu esforço e dedicação. “É muito boa a sensação de levar para sua mesa alimento saudável, compartilhar e  doar o fruto do meu PAC com a cozinha solidária, que alimenta 100 famílias necessitadas de Massapê”,e acrescenta “O Programa AJA e a execução de meu PAC  para mim, foi a minha descoberta,  independente dos obstáculos e dificuldade, eu consegui!”, declarou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Para Socorro Gadelha, que trabalha no preparo das refeições da Cozinha Solidária, as hortaliças doadas pelo AJAs reforçam a qualidade da alimentação produzida e agradeceu a iniciativa. “É um privilégio  estar participando e  recebendo essas doações que deixam a nossa alimentação mais saudável, mais gostosa… Essas verduras orgânicas, sem agrotóxicos, vem para agregar qualidade na alimentação saudável para os beneficiários do programa Ceará Sem Fome”, disse.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Programa Agente Jovem Ambiental

O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma política do Governo do Ceará, criada em 2021, por meio da Lei Estadual nº 17.383, com o intuito de selecionar jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes nos 184 municípios cearenses, para atuação em projetos socioambientais.

O Programa é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e visa estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

Inscrições abertas 

Estão abertas as inscrições para o Programa AJA, em Fortaleza. São 1.500 vagas destinadas para a Capital, conforme o Edital 04/2024 publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 10. As inscrições serão realizadas, exclusivamente de forma eletrônica, através destelink, até o dia 24 de novembro.

Para saber mais, leia:  Inscrições abertas para o programa Agente Jovem Ambiental em Fortaleza

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias