No quarto bloco do debate da TV Cultura, um incidente grave marcou o confronto entre os candidatos José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB). Após ser provocado pelo empresário, Datena jogou uma cadeira contra Marçal, gerando caos no estúdio.
A confusão começou quando Marçal questionou Datena sobre a possibilidade de desistência da candidatura. O apresentador, visivelmente incomodado, não respondeu e afirmou que jamais perdoaria Marçal pela acusação de assédio sexual feita anteriormente. Irritado, o candidato do PRTB continuou: "O Brasil quer saber, São Paulo quer saber quando você vai desistir. Você é um arregão. Tentou me dar um tapa no outro debate, mas não teve coragem. Você não é homem nem para isso."
Em resposta, Datena pegou uma cadeira e a lançou contra Marçal, o que gerou um tumulto no palco. O mediador, Leão Serva, rapidamente cortou para os comerciais, e na volta do programa, foi anunciado que Datena havia sido expulso por violar as regras do debate.
Marçal, por sua vez, deixou o local e foi levado ao Hospital Sírio Libanês, após relatar dores no peito. Sua assessoria informou que ele saiu do teatro segurando a região torácica e com dificuldades para respirar.
O debate seguiu sem os dois candidatos, com a participação de Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo).
O que motivou o ataque?
O conflito entre Datena e Marçal começou durante o segundo bloco, quando Marçal fez referência a um processo de assédio sexual envolvendo o apresentador. "Alguns playboys de São Paulo podem não saber, mas quem é da quebrada sabe. Tem alguém aqui que responde por assédio sexual. E essa pessoa ‘dá pena’", acusou Marçal.
Datena, visivelmente indignado, rebateu dizendo que as acusações foram arquivadas e que a pessoa envolvida no processo se retratou publicamente. Ele ainda afirmou que a situação foi dolorosa para sua família, especialmente para sua sogra, que faleceu após sofrer três acidentes vasculares cerebrais, supostamente agravados pelo impacto das acusações.
Confusões anteriores
Não foi a primeira vez que os dois candidatos se enfrentaram. No debate da TV Gazeta, no início do mês, Datena tentou confrontar fisicamente Marçal, mas foi contido pela mediadora. Após o ocorrido, o empresário teria tentado fazer as pazes, mas Datena recusou o convite.
Marçal hospitalizado
De acordo com sua assessoria, Marçal foi levado às pressas para o hospital com suspeita de fraturas na região torácica e dificuldade para respirar. "É lamentável que o debate tenha continuado sem a presença do candidato agredido", declarou a equipe do empresário em nota.
Datena reage à expulsão
Após ser expulso do debate, Datena declarou que Marçal "mereceu o que aconteceu". O apresentador afirmou que o empresário não tinha o direito de acusá-lo falsamente e que sua ação foi motivada pela memória de sua sogra, que considerava como uma segunda mãe.
"Eu não me aguentei. Esse cara merecia uma reprimenda, talvez não dessa forma, mas ele é um covarde e mereceu", disse Datena, justificando o ataque.
Ver essa foto no Instagram
Mín. 21° Máx. 41°