Gestores escolares, coordenadores pedagógicos, gerentes regionais e representantes da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc / PI) participaram, nesta quinta-feira (5), da abertura da 3ª edição do Gestão que Transforma, realizada no Centro de Convenções de Teresina (CCT). A Solenidade contou com a presença do governador Rafael Fonteles e do secretário Washington Bandeira.
Um dos momentos mais aguardados do evento foi a entrega do Prêmio Ideb 2023, que homenageou as 50 escolas da rede estadual com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e na prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
“O papel dos diretores, gerentes regionais e coordenadores é fundamental no cotidiano das escolas. Orientamos o nosso secretário a se aproximar de quem faz a educação lá na ponta, e hoje estamos aqui para reconhecer o trabalho realizado. Temos o melhor IDEB do Nordeste e o quarto melhor do Brasil”, afirmou o governador Rafael Fonteles.
Todos os servidores das escolas premiadas – diretores, coordenadores, professores, funcionários do setor administrativo, merendeiras e vigias – receberão prêmio em dinheiro equivalente a um 14º salário. Além disso, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio dessas escolas, que participaram das avaliações do SAEB e do SAEPI, em 2023, também receberão um prêmio em dinheiro no valor de um salário mínimo.
“As melhores escolas de cada um dos 12 territórios do desenvolvimento foram premiadas nesse evento. Isso é resultado do investimento na educação em todo o estado. Esses profissionais fizeram um excelente trabalho e o Piauí teve o melhor desempenho do IDEB da sua história. Eles merecem todas as homenagens”, comemorou o secretário Washington Bandeira.
O Secretário também destacou a inovação trazida pelo evento, celebrando o compromisso da Secretaria em oferecer educação de qualidade a todos. Durante a abertura, ele mediou o painel “Piauí, Destaque Nacional na Educação: o que já foi feito e como seguir avançando”, com a presidente executiva do Projeto Todos pela Educação, Priscila Cruz.
“O Piauí é reconhecido em todo o Brasil. A valorização da educação, com o trabalho para expandir o Tempo Integral aliado à Educação Profissional, Técnica e Tecnológica, disciplinas inovadoras e outros programas implementados pelo Governo deve ser replicada em outros estados”, ressaltou Priscila.
A programação da 3ª edição do Gestão que Transforma segue até sexta-feira (6), com oficinas voltadas para gestão, liderança e aprendizagem, reunindo cerca de 1300 Profissionais da Rede Educacional do Piauí.
Mín. 21° Máx. 41°